O país cabe aqui.

Programa apoiado pelo FMI permite retoma do crescimento económico no país

Fonte: Governo de Angola

O Programa de Financiamento Ampliado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), permitiu ao Executivo angolano, fazer importantes reformas que levarão à retoma do crescimento económico baseado no sector privado.

A garantia é do ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, que apresentou os resultados do Programa Alargado com o FMI, durante a Reunião do Conselho Económico e Social, realizada na última semana, sob orientação do Presidente da República.

Segundo o ministro, com o Programa de Financiamento Ampliado foi possível a diminuição da tendência Inflacionária, a regularização do mercado cambial, a melhoria das contas externas do país, e a inversão da trajectória de défices fiscais sucessivos para superavits.

Outros ganhos com o Programa de Financiamento Ampliado estão ligados ao reforço dos instrumentos de gestão das finanças públicas, à implementação de uma gestão prudente e proactiva da dívida pública em linha com o objectivo da sustentabilidade da dívida, e a regularização de atrasados e aprovação de um regime de tratamento dos atrasados.

De acordo com o ministro de Estado, este ano prevê-se uma retoma mais dinâmica do crescimento económico do país, causada fundamentalmente pelo sector não petrolífero, o que é um sinal importante na direcção certa.

A reunião do Conselho Económico e Social tratou também da estrutura metodológica deste Programa de Financiamento Ampliado e do futuro da relação com o FMI, da problemática da pobreza em Angola, das medidas para a reconversão da economia informal, sustentabilidade ambiental e para gestão dos resíduos sólidos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies