Noticias de Angola – Os resultados definitivos da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), dão victório ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), com uma maioria absoluta de 51,17% dos votos.
Enquanto que a UNITA continua a ser a segunda maior força política com 43,95%, PRS 1,14%, FNLA 1,06%, Partido Humanista de Angola PHA com 1,02%, CASA-CE 0,76%,APN 0,4% e o P-NJANGO 0,42%.
Segundo o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE),Manuel Pereira da Silva, isso resulta de um total de 3 milhões 209 mil e 429 votos.
Estes são os resultados definitivos divulgados na tarde desta segunda-feira, pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), angolana.
Cerca de 14 milhões de angolanos tiveram oportunidade de escolher o seu futuro Presidente.
Pela primeira vez na história de Angola, os angolanos residentes na diáspora votaram, num total de 22 mil 560 cidadãos registados.
A votação no exterior teve lugar em 25 cidades e 12 países como Pretória, Cidade do Cabo e Joanesburgo, na África do Sul, Windhoek, Oshakati e Rundu, na Namíbia, e Kinshasa, Lubumbashi e Matadi, na República Democrática do Congo.
Ainda no continente africano, votaram os angolanos residentes em Brazzaville, Dolisie e Ponta Negra, no Congo, e em Lusaka, Mongu e Kolwezi, na Zâmbia.
No Brasil os angolanos cumpriram o direito cívico no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, na Alemanha, Berlim, na Bélgica, em Bruxelas, em França, em Paris, no Reino Unido, em Londres, em Portugal, em Lisboa e no Porto, e nos Países Baixos, em Roterdão.