Resultados provisórios apontam vitória ao MPLA

Notícias de Angola – A Comissão Nacional Eleitoral de Angola (CNE), anunciou nas primeiras horas de quinta-feira,  os resultados provisórios das eleições gerais, que apontam vitória ao MPLA quando estão apurados 33,6% dos votos.

O MPLA: 60,65%  UNITA: 33,85% , seguindo-se o Partido da Renovação Social (PRS) com 1,45%, a FNLA com 1,28%, o Partido Humanista de Angola com 1,05%, a coligação Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) com 0,70%, a Aliança Patriótica Nacional (APN), com 0,51% e o Partido Nacionalista para Justiça (P-NJANGO) com 0,48%.

Estes são os primeiros resultados a serem divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral angolana, que legalmente tem 15 dias deste a data da votação para divulgar os resultados definitivos.

Cerca de 14 milhões de angolanos tiveram oportunidade de escolher o seu futuro Presidente.

Pela primeira vez na história de Angola, os angolanos residentes na diáspora votaram, num total de 22 mil 560 cidadãos registados.

A votação no exterior teve lugar em 25 cidades  e 12 países como Pretória, Cidade do Cabo e Joanesburgo, na África do Sul, Windhoek, Oshakati e Rundu, na Namíbia, e Kinshasa, Lubumbashi e Matadi, na República Democrática do Congo.

Ainda no continente africano, votaram os angolanos residentes em Brazzaville, Dolisie e Ponta Negra, no Congo, e em Lusaka, Mongu e Kolwezi, na Zâmbia.

No Brasil os angolanos cumpriram o direito cívico no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, na Alemanha, Berlim, na Bélgica, em Bruxelas, em França, em Paris, no Reino Unido, em Londres, em Portugal, em Lisboa e no Porto, e nos Países Baixos, em Roterdão.

CNEComissão Nacional Eleitoral de Angolaeleições geraisResultados provisóriosUNITAvitória ao MPLA