Morreu na noite desta terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022, na cidade italiana de Verona, o Bispo católico da Diocese do Lwena, vítima de doença prolongada.
A informação foi avançada pelo porta-Voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, Dom Belmiro Tchissenguete, através das redes sociais.
Num comunicado assinado pelo Padre Domingos Paulo Cussumua, Vigário Geral, a diocese emitiu também um comunicado a dar conta da passamento físico do prelado, que dedicou a sua vida ao sacerdócio e às causas do povo do moximo.
Natural de Buenos Aires, Argentina, Dom Jesus Tirsoda é caracterizado pelos católicos e pela sociedade angolana, como um prelado preocupado com o bem comum dos angolanos e da província do Moxico.
Vida e obra de Dom Jesus Tirso Blanco
O padre Jesus Tirso Blanco nasceu em Ramos Mejía , diocese de Buenos Aires, Argentina a 3 de Junho de 1957. Efectuou os estudos de Filosofia e Teologia na casa de formação dos salesianos em Buenos Aires, tendo se Licenciado em Missiologia e Comunicação Social. Recebeu a ordenação sacerdotal a 28 de Setembro de 1985 e trabalhou em Angola desde a sua ordenação.
A diocese de Luena, sufragânea da Arquidiocese de Huambo, foi erigida em 1979: Estende-se por uma superfície de 223 043 km2 e tem uma população de 700 000 habitantes. Os católicos são 140 000.
Contam-se 4 paróquias e 9 missões, 20 padres, dos quais 12 diocesanos e 8 Religiosos, subdivididos entre Salesianos, Beneditinos e Verbitas. Os seminaristas são 18 e as Religiosas 20.
Foi nomeado ao cargo de Bispo da diocese de Luena pelo Papa, a 26 de Novembro de 2007, para ocupar o vazio deixado, por quase um ano, por Dom Gabriel Mbilingui, Transferido a 11 de Dezembro de 2006, para o cargo de Arcebispo coadjutor de Lubango.