Responsabilidade social e massificação de vendas 

Os autores consideram a responsabilidade social como a acção que ocorre quando uma empresa contribui voluntariamente para a sociedade e para o meio ambiente, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Por: Hermenegildo Manuel  | Mestrando em Política Social

Na prática, a responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações entre os indivíduos (pessoas físicas ou jurídicas).

Já a massificação é uma abordagem que procura popularizar algo, tornar acessível à maioria da população. É um processo que transforma algo que, anteriormente era restrito à elite, mas passa a ser de acesso popular.

A responsabilidade social é uma abordagem que a grosso modo está relacionada com as empresas, mas na prática, é uma acção realizada a título individual ou colectivo, cujo objectivo principal é contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. 

O certo é que cada indivíduo deve praticar acções voluntárias pensando no bem-estar comum e no próximo.

Essas acções devem ser realizadas com foco nas pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade.

As acções de responsabilidade social estão relacionadas com as expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores sobre os possíveis impactos causados pelas organizações.

A responsabilidade social é uma acção que nos últimos tempos tem sido utilizada para massificação de vendas, criando maior proximidade e fidelização da marca com os seus clientes.

Esses clientes, em determinada comunidade onde a marca desenvolve uma acção de responsabilidade social, se verificarem o produto a ser comercializado, certamente que optar em adquirir o produto ao invés de comprar uma marca diferente, sendo influenciado pela acção social beneficiada.

É importante realçar que a missão da responsabilidade social é igualmente desenvolver um trabalho de proximidade entre a marca e o seu público-consumidor que, em regra adquire o produto/serviço como destinatário final.

Boa parte do empresariado nacional perde muito por não saber usar essa estratégia, estando a desenvolver acções paliativas, sem grande impacto e sustentabilidade. 

É importante que as empresas possam começar a contratar pessoal qualificado para elaborar, executar e avaliar planos, programas e projectos na área social com foco nas comunidades para que possam atrair mais clientes.

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