Ministros africanos dos petróleos marcam presença no Fórum de Luanda

Os Ministros africanos dos petróleos marcaram presença, nesta sexta-feira (19), em Luanda, onde participaram na reunião do Conselho de Ministros da Organização de Produtores de Petróleos Africanos (APPO), que teve lugar, na capital angolana.

Para o efeito, desembarcaram esta manhã no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, os responsáveis do sector dos petróleos da Guiné Equatorial Gabriel Mbega Lima, da Nigéria, Emmanuel Ibe Kachikwu, e da Côte d’Ivoire, Thierry Tanho.

Segundo uma fonte afecta ao Ministério angolano dos Recursos Minerais e Petróleos, os ministros do Gabão, Benin e Tchad, respectivamente Pascal Houangni Ambourque, Samou Seidou Adambi e Bechir Madet, cancelaram as suas presenças no fórum por motivos ainda não especificados.

Na reunião foram debatidos, entre outros pontos, debater a estratégia de implementação da reforma da estrutura e de recapitalização do fundo da APPO, para a cooperação técnica, no sentido de concluir a reforma em curso na organização e abordar os desafios actuais da indústria petrolífera no continente e além fronteiras, a mesma reforma, visa adequar a APPO a rever a sua missão e adaptá-la ao novo contexto petrolífero internacional, bem como suprir as necessidades energéticas do continente africano.

Criada há 31 anos como plataforma de cooperação, colaboração e intercâmbio de experiências entre os seus membros, a  APPO sucede a Associação dos Países Africanos Produtores de Petróleo (APPA) e é constituído por 18 países do continente e tem como membros fundadores Argélia, Angola, Benin, camarões, Congo, Líbia e Nigéria.

 

africanosde Luandados petróleosmarcamMinistrosno Fórumpresença