Medidas de distanciamento flexibilizadas durante a quadra festiva

Por: Ivanine Silva

Foi divulgado na noite desta quinta-feira (10) pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, a extensão da situação de Calamidade Pública no país, para mais um mês e deverá vigorar a partir deste sábado (12).

Na nova actualização da situação de Calamidade Pública, foram observadas várias alterações em relação ao diploma em vigor, sendo que o aumento do tempo de funcionamento de várias actividades a principal novidade.

Continua a ser obrigatório o uso de máscaras faciais. O uso de máscaras deverá ser feito de forma correcta, tendo esta que cobrir o nariz e a boca, quem não esteja à usar devidamente será sujeito ao pagamento de multa.

As instituições bancárias poderão passar a funcionar até às 17 horas, prevendo um possível aumento da procura destes serviços durante a quadra festiva.

A época balnear e continua suspensasl, sendo que a abertura das praias e piscinas públicas, bem como dos templos, continuarão dependentes da evolução da situação epidemiológica.

Os mercados voltarão a funcionar de terça-feira à sábado, das 7 às 15 horas, sendo que os domingos e segundas-feiras serão reservados para a higienização destes espaços.

Já os restaurantes e similares voltarão a funcionar até às 21 horas, para a recepção de clientes nos seus espaços, estando sujeitos a uma lotação máxima de 50 por cento da capacidade dos espaços.

Quanto a realização de eventos de celebrações, poderão apenas ser realizadas nos domicílios, sendo proibida a realização destes eventos em salões de festa.

Foram também renovada a cerca sanitária sobre a província de Luanda. Estas medidas foram observadas tendo em conta a redução do número de casos da covid-19 nas últimas semanas.

AngolaCovid-19DistanciamentoMedidasNotícias de AngolaSituação de Calamidade Pública