Jovens aderem conferência sobre da Batalha do Cuito Cuanavale  

Notícias de Angola – No âmbito das Jornadas Política e Patriótica à Província do Cuanza Norte, aderiram nesta quinta-feira, a Conferência sobre “A importância da Batalha do Cuito Cuanavale para a Libertação da África Austral”, numa iniciativa do braço Juvenil da JMPLA.

Sobre tema “A importância da Batalha do Cuito Cuanavale para a Libertação da África Austral”, oacto de abertura foi presidido pelo  1° Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos.

Para tal, o Orador do evento  General, Clemente Cunjuca, partilhou a sua experiência e conhecimento, deixando os jovens universitários e de várias extratos sociais, mais esclarecidos. 

A batalha do Cuito Cuanavale ocorreu na localidade angolana com o mesmo nome, na província do Cuando Cubango, entre as extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), apoiadas por internacionalistas cubano, e as extintas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA) afecta à UNITA, com o apoio militar do então regime sul-africano do apartheid.

A mesma decorreu de 15 de Novembro de 1987 a 23 de Março de 1988.

A vitória das FAPLA, tutelada pelo Governo angolano, criou as condições para independência da Namíbia, libertação de Nelson Mandela e a abolição do regime do Apartheid na África do Sul.

Actualmente, o 23 de Março é celebrado como Dia Internacional da Libertação da África Austral. 

Batalha do Cuito CuanavaleConferênciaCrispiniano dos SantosCuanza NorteJMPLAJornadas Política e PatriótiNotícias de Angola