Identificação do Bié reduz emissão de bilhetes a 73 por cento

O serviço de Identificação na província do Bié, reduziu a emissão dos Bilhetes de identidade na ordem dos 73 por cento. Ou seja, são emitidos somente 40 bilhetes por dia, contra os 150 emitidos anteriormente.

A redução no volume de produção, está a criar grandes constrangimentos, aos populares daquela circunscrição, sobretudo para quem procura o primeiro emprego bem como a execução de outras actividades onde seja necessário o emprego do documento.

Lucas António é motorista e, explicou em declarações ao NN que, espera pelo seu BI há seis meses e, a falta do mesmo, está a criar inúmeras dificuldades no exercício da sua profissão uma vez que, encontra-se empregado numa empresa de transporte inter-provincial.

Já Abel Chindecasse, que também lamenta pelo atraso na emissão, disse a nossa reportagem que espera pelo seu documento deste Março do ano passado (2016) e por conta disto, segundo ele, já perdeu três empregos por não ter o documento que o identifica como cidadão angolano.

Entretanto, a chefe de secção do serviço de identificação, Isaura Mohongo, admiti haver algumas irregularidades no sector mas, não admite o facto de alguns cidadãos esperarem pelo BI há mais de um ano.

Isaura Mohongo, justificou a diminuição no atendimento e a redução na emissão dos cartões de identidade, com a falta de materiais como cartões e formulários, constantes falhas que se verificam no sistema e, a avaria de uma impressora das duas existentes naquela instituição.

Texto: Alberto Olímpio

73 por centoIdentificação do Biéreduz emissão de bilhetes