Cemitérios reduzem número diário de funerais devido a covid-19

Por: Nambi Wanderley

O surgimento da pandemia do novo coronavírus no país, trouxe consigo uma nova forma de viver e encarar a vida em comunidade, a qual o povo angolano, teve que adaptar-se, partindo do confinamento, ao encerramento de cultos religiosos, até a redução drástica do número de pessoas em cortejos fúnebres.

Os cemitérios do Benfica e da Camama, em Luanda, são normalmente muito frequentados e tiveram uma redução drástica no número de pessoas permitidas a assistirem as cerimónias fúnebres, que não podem exceder de 50 cidadãos, para mortes que não sejam causadas pela covid-19, no horário compreendido entre às 8 e 13 horas.

As mortes provocadas pela covid-19, as cerimónias fúnebres devem ser realizadas no período da tarde, com um número de acompanhantes não superior a cinco pessoas.

De acordo com Ventura Handanga, Administrador adjunto do Cemitério do Benfica, o número de funerais realizados no local, teve uma grande diminuição, passando de uma média de 30 funerais, para um número entre os 10 e os 15 funerais por dia.

Sobre a realização de funerais das duas vítimas da covid-19, Ventura Handanga, explicoou que nenhuma das duas foi sepultada no cemitério do Benfica.

A adopção obrigatória das medidas de biossegurança, como a existência de dispositivo com para a lavagem das mãos com água e sabão ou do álcool gel, logo à entrada, o uso de máscaras de protecção e o cumprimento da distância de um metro entre cada cidadão, são outras medidas que se observam no diploma.

Já o administrador adjunto do cemitério da Camama Jaime Benticão, aponta ser obrigatório o cumprimento das medidadas de biossegurança antes da entrada no cemitério, os cidadãos devem fazer-se acompanhar com o uso de máscaras, bem como a lavagem das mãos e a entrada de grupos restristo de 50 pessoas.

“Nesta fase estamos a realizar de 15 a 18 funerais por dia”, indagou.

Por outro lado, Jaime Benticão, demonstrou-se preocupado, uma vez que, “a população infelizmente não quer acatar as recomendações estabelecidas por lei e parece que a mesma não reconhece a gravidade desta doença, por vezes aparecem funerais com um número acima das 50 pessoas”.

António Chipalavela, que acompanhava um funeral no cemitério da Camama, mostrou-se satisfeito com as medidas de prevenção observadas no local e exaltou o bom funcionamento do cemitério nesta altura.

Com efeitos negativos que pandemia teve sobre vários sectores, a floricultura, não ficou isenta, Feliciana Baltazar, florista, declarou que tem tido dificuldades para aquisição de flores naturais no exterior, mas apesar disto, os preços não sofreram alterações.

AngolaCemitériosCovid-19Funeraisredução