Consciencialização sobre albinismo é prioridade de associações

Por: Ivanine Silva

A consciencialização ao albinismo, celebrado mundialmente na última semana é actualmente a prioridade de várias organizações não governamentais que apoiam e acompanham pessoas com esta condição genética, vítimas de discriminação e nalguns casos de violência psicológica.

Em declaração ao Notícias de Angola, Lauro Cassule, Coordenador do Projecto 13 de Junho não existe no país qualquer prática ligada a perseguição a estas pessoas, mas ainda há muita desinformação quanto ao albinismo, o que por si só é um factor que gera discriminação, na maior parte das vezes relacionadas ao feiticismo e misticismo. Outro problema apontado por Lauro, é a auto-exclusão.

Conforme o Coordenado, o projecto 13 de Junho, de acordo com o seu coordenador, está a trabalhar no sentido de combater todas as formas de discriminação e exclusão das pessoas albinas, tendo já sido iniciado um cadastramento de pessoas albinas, para a promoção de consultas gratuitas e distribuição de medicamentos e produtos de protecção.

Wilson Cardoso, cidadão com albinismo, aponta a realização dos eventos enquadrados no âmbito do 13 de Junho como um passo significativo para a melhoria da vida das pessoas com albinismo, uma vez que ainda existem muitas dificuldades de assistência médica e medicamentosa para estas pessoas, já que as ofertas não cobrem a procura.

O projecto 13, pretende continuar a lutar contra os vários males que afectam os albinos, com a realização de diversas actividades pelo qual juntam-se dezenas de pessoas e instituições.

As Jornadas de Consciencialização ao Albinismo é uma iniciativa da Agência Sócio-cultural Kuenda, Associação 4 As, em parceria com a Rede de Mediatecas de Angola.

consciencialização ao albinismoConsciencialização sobre albinismoLauro CassuleNotícias de Angolaprojecto 13