O país cabe aqui.

Consciencialização sobre albinismo é prioridade de associações

Por: Ivanine Silva

A consciencialização ao albinismo, celebrado mundialmente na última semana é actualmente a prioridade de várias organizações não governamentais que apoiam e acompanham pessoas com esta condição genética, vítimas de discriminação e nalguns casos de violência psicológica.

Em declaração ao Notícias de Angola, Lauro Cassule, Coordenador do Projecto 13 de Junho não existe no país qualquer prática ligada a perseguição a estas pessoas, mas ainda há muita desinformação quanto ao albinismo, o que por si só é um factor que gera discriminação, na maior parte das vezes relacionadas ao feiticismo e misticismo. Outro problema apontado por Lauro, é a auto-exclusão.

Conforme o Coordenado, o projecto 13 de Junho, de acordo com o seu coordenador, está a trabalhar no sentido de combater todas as formas de discriminação e exclusão das pessoas albinas, tendo já sido iniciado um cadastramento de pessoas albinas, para a promoção de consultas gratuitas e distribuição de medicamentos e produtos de protecção.

Wilson Cardoso, cidadão com albinismo, aponta a realização dos eventos enquadrados no âmbito do 13 de Junho como um passo significativo para a melhoria da vida das pessoas com albinismo, uma vez que ainda existem muitas dificuldades de assistência médica e medicamentosa para estas pessoas, já que as ofertas não cobrem a procura.

O projecto 13, pretende continuar a lutar contra os vários males que afectam os albinos, com a realização de diversas actividades pelo qual juntam-se dezenas de pessoas e instituições.

As Jornadas de Consciencialização ao Albinismo é uma iniciativa da Agência Sócio-cultural Kuenda, Associação 4 As, em parceria com a Rede de Mediatecas de Angola.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies