BIÉ, mais que uma província, uma paixão  

Faz todo o sentido este lema da província. Acabámos de chegar à histórica cidade do Cuito, próximo da meia noite, depois de deixarmos Luanda às onze horas da manhã. 

Por: Pinto Matamba 

Uma viagem de carro bastante agradável, com paragens pelos municípios do Bailundo e Cachiungu na província do Huambo, onde aproveitámos testemunhar o progresso dos investimentos públicos e privados, que começam a gerar empregos para os jovens, principalmente nos sectores da agricultura e da construção civil. 

Foi possível saudar os nossos Amigos e Camaradas no Chinguar, um município cada vez mais electrificado, com novas infraestruturas, sinais de melhoria das estradas e ligação com outras cidades do interior, o que nos motiva a acreditar numa Angola melhor, de superação, estudo, trabalho, paz e empreendedorismo. 

O nosso Chinguar, apesar dos desafios, orgulha-nos!!! Situado a 75 quilómetros a Oeste da cidade do Cuito, ganha novas infraestruturas, substituindo os escombros e sinais da guerra civil que destruiu tudo, minou campos agrícolas, levando o povo ao atraso. 

O Programa Integrado de Intervenção nos Municípios, vulgo PIIM, faz-se sentir na vida das populações, representa hoje um grande activo, por absorver mão de obra juvenil durante as construções de projectos, a destacar a ampliação do Hospital Municipal, a construção da Escola de 12 Salas do Tchápua, vários postos de saúde e estradas.

O letreiro à entrada do CHINGUAR diz o seguinte: “PORTA DA FELICIDADE PARA QUEM ACREDITA”. Isto revela uma actitude positiva e patriótica, buscando ultrapassar as dificuldades do tempo e fazer desta parte do território nacional um lugar bom para se investir e viver. 

BIÉChinguarFELICIDADE PARA QUEM ACREDITA". Isto revela uma actitude positiva e patrióticauma paixãouma província