Notícias de Angola – O Jurista e docente Universitário, Frederico Calei, considerou esta quinta-feira, que ao assumir a Presidência Rotativa a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Angola poderá posicionar-se melhor na agenda da política Internacional.
Em entrevista exclusiva ao Notícias de Angola, o académico disse que em linhas gerais, está posição vai permitir implantar um conjunto de políticas e estratégias para alavancar à economia na região, bem como contribuir para Paz e Segurança dos países membros.
Quanto ao sector de desenvolvimento económico, sublinhou que é uma oportunidade que se abre para dar visibilidade a produção nacional e o criando maior atração de investimento privado, maior livre circulação de pessoas e bens na região, bem como potencializar o turismo na zona Austral.
Na visão de Frederico Calei, quanto a questão económica, poderá trazer ao país benefícios a nível fiscal com abolição da dupla tributação e a redução do IVA.
Em Angola a Cimeira ocorre sob lema: “Capital humano e financeiro: Os principais factores para a industrialização sustentável da região da SADC”.
Para Angola essa vontade é dos principais desafios e oportunidades que norteiam o países da região que pretende alcançar tais objectivos.
Angola assumiu inicialmente a Presidência Rotativa da SADC em 2002 e em 2011, é membro fundador da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e partilha em conjunto com outros Estados uma série de objectivos e estratégias comuns, mas não só, visando a melhoria das condições de vida das populações de todos os estados membros.