Claúdio Moreno evolui no basquetebol francês

Notícias de Angola – Claúdio Moreno de 22 anos, e com 1.88m, tem passagem nos escalões de formação do Petro de Luanda e do ASVEL e atualmente está a jogar basquetebol no Clam Venissieux Basket, clube da Regional 2 de França.

O jovem base /extremo está a passar um ótimo momento de forma na presente temporada e o Noticias de Angola foi conhecer melhor o basquetebolista internacional angolano sub 18, que participou no Afrobasket em 2018.

Vieste cedo para a Europa, Cláudio?

“Sim , os meus pais queriam que eu tivesse um nível escolar melhor. Estou na Europa desde os meus 13 anos . Resido na cidade de Lyon onde vivo até hoje em casa da minha mãe”.

Como correu a adaptação a França?

“A minha adaptação foi complicada. Em cinco ou seis meses, perdi o meu pai que estava em Luanda e depois ainda foi mais difícil a adaptação á língua, á comida, os hábitos é tudo muito diferente. Os meus primos ajudaram me na integração em França e posso mesmo dizer que ajudaram me muito. Depois de uma difícil fase inicial, adaptei me rápido. Estou bem integrado na e em tudo”

O teu clube Clam Venissieux Basket está no topo da classificação. Está a correr bem a temporada?

“Posso dizer que a temporada desportiva está a correr bem. Somos lideres do regional 2, e se deus quiser vamos subir ao regional 1, depois existem os campeonatos nacionais. Individualmente está a correr de forma positiva, sinto me bem. Nota se melhor jogos da minha parte e estou a melhorar, comparando com a temporada passada. Tenho várias propostas para a próxima temporada em ligas acima e mais competitivas e agora é ver o que é melhor para mim. Não quero saltar etapas e penso que devagar vou longe”.

Ainda és um jovem aonde pretendes chegar no Basquetebol?

“O objetivo de qualquer basquetebolista é chegar á NBA. O tempo passa, mas fica o objetivo de chegar a um nível onde qualquer basquetebolista tem vontade de jogar. Por outro lado, o mundo não gira só a NBA e temos a Euroliga, com varias boas equipas e temos uma equipa francesa o ASVEL. A Euroliga é um bom nível e muito interessante e muitos ex: jogadores da NBA e fizeram o salto e estaria muito contente de jogar. Estou a treinar bem, para dar o meu melhor”.

Começas te no Petro, acompanhas o basquetebol angolano?

“Depois do Petro, representei o ASVEL nos escalões de formação, joguei perto de cinco anos nesse clube francês, onde fui treinado pelo irmão do Tony Parker. Acompanho o desporto angolano em especial o basquetebol. O Petro é o meu clube de formação e o meu clube favorito. É em Angola que tenho a minha família e as minhas raízes e sempre que posso acompanho. Fui internacional sub 18 e participei no Afrobasket 2018 em Angola e adorei a experiência”.

adaptação a FrançaAfrobasket em 2018basquetebol francêsClam Venissieux BasketClaúdio Morenoclube da Regional 2Petro de Luanda