AGT adoptará novo sistema de gestão aduaneira este ano

A Administração Geral Tributária (AGT), com o apoio da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), adoptará, no segundo trimestre deste ano as funcionalidades aéreas do novo sistema de gestão aduaneira, denominado ASYCUDA World (Sistema Automatizado de Processamento de Dados Aduaneiros), noticiou o jornal de Angola.

Com a finalidade de tornar o formato Cargo-XML da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) obrigatório para submissão de manifestos, a AGT lança esta segunda-feira (15) o primeiro seminário de um conjunto de acções a desenvolver no mês de Janeiro, de modo a alinhar os detalhes da informação da carga aérea transportada para Angola aos padrões internacionais.

O seminário desta segunda-feira, que aborda entre outros aspectos conceitos e os requisitos de parametrização do sistema e deve dar respostas às preocupações atinentes ao processo, tem por fim a divulgação do manifesto de carga da IATA junto das companhias aéreas acreditadas no país.

Entre as companhias aéreas que devem partilhar com a AGT informações sobre as frequências de voos para Angola, para permitir, em tempo útil, os trabalhos de implementação das funcionalidades, estão a South African Airways (SAA), Emiretes Airlines, Brussels Airlines, Air Namibia, British Airways, Sonair, Royal Air Maroc, KLM, Lufthansa, TAAG, TAP, Air France e Kenya Airways.

O manifesto de Carga modelo IATA C-XML integrado no sistema ASYCUDA World permite o aumento da eficácia, impulsiona o crescimento e controlo das transacções e potencia a maximização da segurança em mais de 90 países.

As companhias aéreas, operadoras de frete e agentes podem usar padrões globais para envio às Alfandegas de informações do manifesto de carga em formato electrónico graças ao sistema AW.

adoptaráaduaneiraAGTde gestãoeste anonovosistema