África e Europa assinam memorando de Paz e Segurança

A comissões da União Europeia (UE) e da União Africana (UA), assinaram, na última semana, um memorando de entendimento sobre a paz e segurança, visando reforçar a cooperação entre as duas partes.

De acordo com o comunicado distribuído à imprensa, em Bruxelas, o documento foi assinado, no termo dos trabalhos da nona conferência cimeira das duas comissões, pelo presidente da comissão da UA, Mahamat Faki, e pela alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum, Federica Mogherini.

O reforço da cooperação entre a UE e a UA sobre a paz e a segurança foi identificado como uma das prioridades durante a quinta cimeira África/União Europeia de Novembro de 2017, em Abidjan, na Côte d’Ivoire.

Falando no termo dos trabalhos, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, declarou que “o futuro do mundo depende da cooperação entre os 83 países de África e da Europa, dois continentes que contarão juntos um bilião e 800 milhões de pessoas até 2050”.

Sobre a crise migratória, o Presidente da Comissão Europeia declarou que esta representa apenas é um detalhe, porque se trata de “fazer frutificar uma parceria de igual para igual”.

Foram abordados vários assuntos durante os trabalhos, incluindo a juventude africana, a intensificação da economia digital e a política agrícola, indicou.

Por seu turno, o presidente da Comissão da UA, Mahamat Faki, declarou que o memorando de entendimento sobre a paz e segurança tem a vocação de formalizar uma parceria que já existe há longos anos, como testemunha a missão da UA na Somália, apoiada pela União Europeia.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies