Aeroporto Internacional António Agostinho Neto apresentado aos investidores  

Notícias de Angola – Cerca de Quinze empresas participaram, nesta última semana, em Luanda, na sessão de apresentação do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.

Organizado especificamente para investidores do sector, este evento, realizado de forma virtual, serviu também para dar a conhecer aos potenciais interessados os termos de referência do concurso para a sua gestão, que o Governo pretende lançar após a sua inauguração.

 Por: Amilton Victor

Segundo uma nota a que o NA teve acesso hoje, a concessão da gestão do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto será feita por um período de 25 anos, extensível por mais 15.

A nota avança igualmente que dos critérios de elegibilidade para as empresas interessadas, quer individualmente quer em consórcio, fazem parte a capacidade financeira (que deve ser superior a 150 milhões de dólares) e a gestão por um período mínimo de três anos de pelo menos um aeroporto com capacidade mínima para 10 milhões de passageiros por ano.

Ao presidir a sessão, o Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas De Abreu, mostrou-se satisfeito com o resultado obtido.

“Durante este encontro tive a oportunidade de partilhar com a parte considerável dos operadores aeroportuários do mundo as oportunidades relacionadas com a gestão da sua infra-estrutura, mas também dos serviços que vai disponibilizar e das actividades aeronáuticas que nele vão ser implementadas”, sublinhou.

Já o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, reforçou a confiança dos investidores com a apresentação do quadro jurídico-legal em vigor em Angola, do ambiente de negócios e das recentes medidas que visam a simplificação do investimento estrangeiro no país, designadamente o da isenção de vistos.

As empresas inscritas, das mais relevantes no domínio da gestão de infra-estruturas aeroportuárias, são provenientes da Europa, dos Estados Unidos, da China e da América Latina. Entretanto, participaram nesta sessão mais de 130 profissionais do sector da aviação civil e da banca de investimento, provenientes de mais de duas dezenas de países.

Com data de inauguração prevista para o dia 10 de Novembro, o novo aeroporto internacional de Luanda está a ser construído num terreno com uma área total de Setenta e Cinco quilómetros ao quadrado, e foi projectado para acolher aeronaves críticas de categoria F (Airbus – A380). Com uma capacidade para receber 15.000.000 passageiros por ano, vai manusear um volume de carga de 130 mil toneladas por ano, numa primeira fase e 440 mil toneladas por ano, posteriormente.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies