Lulas da Silva condecorado com a mais alta distinção de Angola
Notícias de Angola – O Presidente João Lourenço condecorou esta sexta-feira, homólogo brasileiro Lula da Silva, com Ordem António Agostinho Neto, a mais alta distinção do Estado Angolano.
Por: Amilton Victor
A Ordem Agostinho Neto é constituída por um único grau e é concedida a nacionais e estrangeiros, em particular aos chefes de Estado e de governo e líderes políticos.
Na mesma ocasião, o Presidente brasileiro condecorou o homólogo João Lourenço com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, um título que homenageia personalidades notáveis nascidas fora do país.
Na ocasião, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, considerou a distinção especial e agradeceu o gesto em nome do povo e do Governo angolano.
O acto enquadra-se na agenda da primeira visita oficial do estadista brasileiro a um país africano.
Angola já condecorou com a Ordem Agostinho Neto, Nelson Mandela, em 1990, Kenneth Kaunda, Omar Bongo, Aristides Pereira, Denis Sassou-Nguesso, Robert Mu-gabe, Quett Masire, Joaquim Chissano, Manuel Pinto da Costa e Fidel Castro, todos em 1992.
Também já mereceram a Ordem Agostinho Neto, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa (2019), o Rei Felipe VI e a Rainha Consorte Letizia Ortiz, de Espanha (2023).
Comentários estão encerrados.