Projecto TECH4ALL ganha prêmio pela contribuição para os ODS da ONU

Patrocinado

Como reconhecimento ao projeto TECH4ALL DigiTruck, o Safaricom, Close the Gap e Huawei receberam o prêmio Global Mobile (GLOMO) no MWC22 Barcelona por sua notável contribuição móvel para os ODS da ONU.

O DigiTruck está sob o domínio educacional – Tech4Education, da iniciativa de inclusão digital TECH4ALL da Huawei. O projecto vencedor foi lançado em parceria com a operadora queniana Safaricom, o Ministério de TIC do Quênia e a ONG internacional Close the Gap. Alinhada com os ODS, a TECH4ALL tem como objetivo garantir que ninguém fique para trás no mundo digital, por meio do desenvolvimento de habilidades, aplicações e tecnologias nos domínios da educação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento.

O projeto DigiTruck foi lançado em 2019 para promover a inclusão digital em comunidades remotas e rurais do Quênia. Adapatado a partir de um contêiner de transporte usado, o DigiTruck é uma sala de aula móvel que oferece capacitação em habilidades digitais para as pessoas e as comunidades que mais necessitam. Ele tem capacidade para 20 estações de trabalho e vem equipado com computadores, tablets, smartphones e uma conexão de Internet por meio da solução de acesso sem fio fixo da Huawei – tudo alimentado completamente com energia solar, para que as comunidades que carecem de eletricidade também possam se beneficiar.

Desde o seu lançamento, já são mais de 2.300 estudantes que receberam mais de 80 mil horas de capacitação em 19 condados do Quênia. Cada curso de 40 horas abrange habilidades básicas de alfabetização digital, incluindo como usar smartphones, Internet, e-mail e softwares para escritório. Além de oferecer orientação sobre a gestão de lixo eletrônico, a capacitação também abrange uma variedade de habilidades interpessoais essenciais, como a redação de documentos comerciais, a busca de empregos on-line e como iniciar um negócio on-line.

As habilidades digitais aprimoradas são essenciais para melhorar as perspectivas de emprego dos candidatos a empregos e capacitar as comunidades de baixa renda com modelos comerciais on-line – habilidades que, por sua vez, podem ajudar a tirar as pessoas da pobreza. Embora a maioria dos programas tenham como foco uma proporção igual de aprendizes do sexo masculino e feminino, também há cursos disponíveis especificamente para meninas e mulheres, para as quais a falta de habilidades digitais tende a ser mais aguda. Em 2021 e em parceria com a Women In Technology Huawei, o DigiTruck capacitou 55 mulheres no subcondado remoto de Garbatulla.

Para muitos aprendizes, a capacitação representa sua primeira experiência com a tecnologia digital, o que oferece uma chave para desbloquear oportunidades que antes não conheciam ou que pareciam estar fora de seu alcance.

Além do Quênia, o DigiTruck está a ser implementado em mais países em todo o mundo para ajudar a melhorar as habilidades digitais e reduzir a exclusão digital.

Na África do Sul, o TECH4ALL beneficiou mais de 52.000 alunos de mais de 90 escolas primárias, tanto em áreas urbanas como rurais; nas Ilhas Maurício, o projeto está usando câmeras subaquáticas para monitorar recifes de coral ameaçados em tempo real para proteger e restaurar 5 hectares do ecossistema de recifes de coral; Em Gana, o projeto visa criar conteúdo digital para professores e alunos locais.

“Estou satisfeito em ver que a UNESCO e a Huawei estão trabalhando com nossas instituições nacionais, especialmente aquelas mandatadas pelo governo de Gana para promover a plena integração das TIC no sistema educacional”, disse Yaw Osei Adutum.

“As TIC das tecnologias de informação e comunicação podem ajudar a acelerar o progresso em direção a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, especialmente os principais ODS, incluindo Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Mudanças Climáticas. Como uma empresa global de TIC operando na África Subsariana, tentamos desbloquear o potencial de TICs em conjunto com parceiros locais e internacionais para uma vida melhor, uma comunidade melhor, um ambiente melhor e um futuro melhor para as pessoas e as gerações futuras da região”, disse o Yang Chen, VP, Região da África Austral da Huawei.

Este é o segundo ano consecutivo que a Huawei ganha o prémio GLOMO por Contribuição de Destaque para os ODSs da ONU. Em 2021, a Rainforest Connection e a Huawei ganharam o prêmio pelo projeto TECH4ALL Nature Guardian, que utiliza tecnologia acústica em rede para proteger espécies e ecossistemas ameaçados de extinção por extração ilegal de madeira e caça predatória.

Organizado pela GSMA, o prêmio GLOMO reconhece as contribuições inovadoras e destacadas das organizações que mudam a forma como as pessoas, as comunidades e as empresas interagem e evoluem em um mundo que prioriza o digital. Todos os anos, os GLOMOs são premiados no MWC22 Barcelona.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies