País ganha centro tecnológico “Digital.AO”

Por: Ivanine Silva

Foi inaugurado hoje, pelo Presidente da República, João Lourenço, o centro tecnológico “Digital.AO”, uma incubadora de Startups, que cria novas oportunidades de formação e de trabalho para a juventude.

Em declarações à imprensa, João Lourenço, salientou que o espaço vai ajudar os jovens angolanos a serem absorvidos pelo mercado de trabalho, mas também a desenvolverem os seus próprios negócios e apelou à juventude ao bom uso das tecnologias de informação.

O edifício localizado no distrito urbano do Rangel, em Luanda, tem três pisos, com seis salas de ‘startups’ com capacidade para albergar cerca de 25 empreendedores, 12 espaços multifuncionais para ‘co-working’, sala de reunião, videoconferência, formação, capacitação e treinamento de certificação internacional.

Manuel Homem, Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, sublinhou que o Digital.AO tem como objetivo facilitar a transformação de ideias inovadoras de jovens angolanos em negócios concretos e sustentáveis.

A infraestrutura comporta igualmente um auditório, um laboratório para capacitação em eletrónica, analógica, digital e robótica, além de outros serviços digitais, dos quais se destaca o registo de domínios ponto “AO”, a fábrica de software, a hospedagem de páginas web e correio de e-mail corporativo, incubadora, mentoria e acompanhamento de ‘startups’.

Os utentes daquela infraestrutura poderão igualmente usufruir de formação na área do desenho e instalação de redes de computadores, da configuração e instalação de centrais telefónicas, de capacitação para o desenvolvimento e produção de conteúdos multimédia, de design gráfico, marketing digital e gestão de redes sociais e terão certificação digital internacional.

Orçado em cerca de 1,3 mil milhões de kwanzas, a infraestrutura teve as suas obras iniciadas em 2016, chegando a ser paralisada por razões financeiras e retomadas em 2019, com recursos próprios do setor e do tesouro público.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies