Lula volta a ser elegível à presidência do Brasil
Por: Ivanine Silva
O antigo Presidente da República Federativa do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, volta a ser elegível nas próximas eleições gerais naquele país, em 2022, depois de na última semana, o seu nome ter sido retirado dos casos da Lava jato ao qual estava arrolado.
A decisão foi confirmada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão realizada no final da última semana, a mesma foi tomana pelo ministro Edson Fachin, que retirou da 13ª Vara Federal de Curitiba os casos da Lava Jato que envolviam o ex-presidente Lula da Silva.
Com o posicionamento do STF em favor da decisão de Fachin, as condenações a Lula ficam anuladas, com isso, o petista não está mais enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que o impedia de se candidatar.
Para que Lula seja novamente tornado inelegível, seria necessário que a Justiça promovesse sua condenação em duas instâncias antes das eleições de 2022, cenário pouco provável.
Lula chegou a ser condenado por acusações de envolvimento em esquemas criminosos de pagamentos de propinas na Lava Jato, tendo sido mesmo conduzido a prisão.
Comentários estão encerrados.