Modalidades de ensino remoto ganha regulamentação no país

Por: Ivanine Silva

As modalidades de ensino remot à Distância e Semi-Presencial no Ensino Primário e Secundário, ganharam nesta quarta-feira (25), uma regulamentação, após a sua aprovação pelo Conselho de Ministro, durante a 11ª sessão ordinária, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso, o funcionamento da modalidade de ensino à distância ou semi-presencial, as instituições devem solicitar autorização ao departamento ministerial, através dos gabinetes provinciais da educação, que deverão instruir um processo contendo o decreto executivo de criação da instituição ou licença de funcionamento, assim como o projecto educativo de escola, que contemple o serviço específico encarregue da gestão das classes ou cursos a ministrar nas modalidades em causa.

O processo para autorização deste tipo de serviços deve conter o currículo dos cursos e programas a ministrar nas modalidades de ensino à distância ou semi-presencial.

O relatório da avaliação das condições das suas infraestruturas técnicas, tecnológicas e humanas e o cronograma das principais acções a desenvolver para a implementação do programa nessas modalidades, e por último, a lista das equipas de elaboração de materiais, indicando qualificação e experiência profissional de cada um.

Em caso de deferimento da solicitação de autorização, a instituição de ensino solicitante deve implementar o ensino e os cursos nas modalidades de ensino à distância e semi-presencial no prazo de 24 meses, a contar da data da publicação da autorização em Diário da República, sob pena de cancelamento, mas podendo solicitar uma nova autorização, nos termos do artigo 6º do Regulamento sobre a matéria.

O ensino à distância é uma modalidade de ensino caraterizada pela separação física entre professor, tutor e alunos, interdependência entre a elaboração de conteúdos, tecnologias de comunicação, interacção entre aluno e professor, e as formas de apresentação do curso.

A modalidade de ensino à distância também permite a existência de uma tutoria para facilitar a aprendizagem, meios tecnológicos que garantem o cumprimento dos objectivos do programa mínimo de aprendizagem, como material impresso, guias de estudo, material em suporte DVD/CD ou pendrive, bem como o acesso fácil à internet e outras tecnologias educativas.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies