O país cabe aqui.

As eleições de 2020 nos EUA

Por:Isidoros Karderinis

A eleição presidencial de 3 de novembro de 2020 foi indiscutivelmente a eleição mais importante na história do pós-guerra dos EUA. Nessas eleições, portanto, a participação dos eleitores americanos foi a maior desde 1900, demonstrando o ressurgimento de seu interesse político e o clima de forte polarização que prevalecia no país. Ao mesmo tempo Joe Biden pode ter conquistado o voto popular (4,5 milhões de votos a mais que Trump) e os eleitores necessários no colégio, mas Donald Trump tem mostrado grande resiliência, tendo contra ele quase todos os meios de comunicação, a grande maioria de Hollywood e o todo estabelecido.

Essas eleições mostraram a profunda divisão nos Estados Unidos, que em muitos lugares levou a resultados eleitorais extremamente marginais. O intenso confronto entre as duas partes e a extrema retórica e prática não é um acontecimento isolado e pode se aprofundar ainda mais, impactando negativamente o país.

As razões para a resiliência eleitoral de Trump se devem ao fato de o presidente Trump ter adotado uma retórica anti-sistêmica de reclamação das elites, às quais ele pertence, bem como uma tática agressiva contra as forças da globalização, aspectos que afetaram fortemente grandes setores da classe média e, claro, a classe trabalhadora.

Assim, aos desempregados, às pessoas que sentem que não têm voz, aos provincianos que são ridicularizados por seus modos e costumes por residentes metropolitanos arrogantes, até mesmo aos cidadãos pertencentes a minorias, mas também a todas as grandes comunidades, como os afro-americanos e latinos, o discurso de Donald Trump encontrou e continua encontrando grande ressonância. E isso apesar do fato de que todos os movimentos pela proteção dos direitos (black lives matter, etc.) eram claramente contra ele.

E se a pandemia do coronavírus não tivesse ocorrido e a segunda onda não tivesse estourado, que está atingindo os Estados Unidos com tanta violência quanto a primeira, Donald Trump teria facilmente vencido as eleições. Assim, após os primeiros três anos de desempenhos econômicos positivos da administração Trump, o bloqueio de março causou o fechamento de muitas pequenas e médias empresas, enquanto mais de 20 milhões de americanos ficaram repentinamente sem emprego.

E Donald Trump certamente teria vencido as eleições presidenciais sem a crise da saúde dado que Joe Biden, que expressa o internacionalismo neoliberal, o processo de globalização relacionado e a “sociedade aberta” das ONGs e das instituições econômicas muito poderosas como as fundações George Soros e Bill Gates etc., claramente parecia estar exausto por forças, propostas e slogans antes mesmo de entrar na linha de chegada.

Os oponentes políticos de Trump e a maioria dos analistas e pesquisadores se concentraram nos traços arrogantes e egoístas de sua personalidade, um bilionário excêntrico e altamente impulsivo, sem dúvida, e é claro que eles estavam errados em acreditar que ele seria derrotado com uma grande diferença. O trumpismo como fenômeno ideológico e social é certo, portanto, que não se foi, está presente e continuará existindo. Trump não é apenas um parêntese na história política dos Estados Unidos, mas expressa tendências distintas e específicas na sociedade americana e na burguesia.

Os cidadãos americanos querem prosperar economicamente em um país onde a paz social, a ordem e a segurança prevalecerão. Devido à globalização, muitas unidades industriais partiram para países pobres, onde há mão-de-obra barata. Então, a classe trabalhadora dos EUA foi muito prejudicada. Trump foi quem exigiu a volta das fábricas ao seu país, colocando os EUA e o povo americano em primeiro lugar, no contexto da tendência ideológica do conservadorismo etnocêntrico.

E para outros países, especialmente os poderosos, podem não gostar da política de “America First”, mas o mesmo não é o caso com o cidadão americano médio, notadamente na América profunda e nos estados centrais.

No dia 20 de janeiro, Joe Biden ocupará sua cadeira no Salão Oval com Kamala Harris, no cargo de Vice-Presidente, pela primeira vez no cargo, uma mulher de ascendência africana, jamaicana e indiana. Durante seu mandato e com base no que disse, os Estados Unidos voltarão ao Tratado do Clima de Paris, segundo o qual a meta mínima dos estados é manter a temperatura em mais 2 graus Celsius (+2 C), e isso será um desenvolvimento positivo, pois a mudança climática não é um “mito”. E isso pode ser facilmente visto se olharmos para os fenômenos climáticos extremos que ocorrem no planeta. Não nos esqueçamos de que os Estados Unidos são o segundo maior poluidor do mundo depois da China.

Além disso, organismos multilaterais, como, por exemplo, A OTAN, a ONU e seus ramificações, que foram fortemente desafiados pelo presidente Trump que está deixando o cargo, provavelmente serão tratados de forma diferente pelo governo de Joe Biden, mas as relações dos EUA com seus aliados europeus podem seguir em outras direções.

Deve-se notar neste ponto que Donald Trump havia repetidamente ameaçado retirar os Estados Unidos da OTAN e reduzir sua contribuição se outros membros não mostrassem disposição de aumentar seus gastos com a organização. As relações Alemanha-EUA também foram tensas nos últimos quatro anos, com Trump ameaçando várias vezes a indústria automobilística alemã e a União Europeia como um todo com impostos. As relações de Washington com Bruxelas também foram congeladas após sua decisão de retirar os Estados Unidos dos acordos internacionais sobre o clima e o Irã por causa de seu programa nuclear.

No entanto, se os republicanos eventualmente conquistarem o controle do Senado, isso causará muitos problemas profundos para o novo presidente Joe Biden, pois ele bloqueará a maior parte de sua agenda legislativa.

Para encerrar, gostaria de enfatizar que a predominância de Joe Biden, que também protagonizou todas as características patogênicas que levaram a América ao seu atual declínio – ou seja, as desigualdades sociais generalizadas, o problemático estado de bem-estar, o favorecimento ao forte econômico elites, ilegalidade internacional etc. não vão levar os EUA por caminhos brilhantes. Além disso, não apresentou um plano de programa inspirador, abrangente e convincente para a reorganização social, econômica e política da sociedade e do país.

Isidoros Karderinis nasceu em Atenas, em 1967. É romanciata, poeta e colunista. Estudou economia e concluiu os estudos de pós-graduação em economia do turismo. Seus artigos foram republicados em jornais, revistas e sites em todo mundo. Seus poemas foram traduzidos em Inglês, francês e espanhol e publicados em revistas literárias e secções de jornai. Com sete livros de pesia e três romances. Suas obras foram publicados nos EUA, Grã Bretanha, Espanha e Itália.

Email: skarderinis@hotmail.gr

Facebook: Karderinis Isidoros

Twitter: isidoros Karderinis

_______________________________________________________________________________________________________

Os artigos de opinião publicados no Notícias de Angola são da inteira responsabilidade do seu autor. O NA não se responsabiliza por quaisquer danos morais ou intelectuais dos textos em causa, confiando no rigor, idoneidade e credibilidade dos seus autores.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies