PCA da Huawei “Angola tem muito espaço para melhorar”
Em Luanda, nos escritórios angolanos da Huawei, uma das maiores empresas de tele- comunicações do mundo, tenta-se esquecer a guerra comercial ditada pelos EUA e Reino Unido e animar a visão sobre Angola, enquanto a Covid-19 se encarrega de esti- lhaçar os restantes planos e sonhos geracionais de curto prazo. É a gestão possível em períodos de instabilidade.
Com mais de 20 anos de presença oficial no país e 1300 postos de trabalho directos, a Huawei Angola apresentou um novo CEO (ou “Chief Exe- cutive Officer”, no acrónimo em Inglês, equivalente a PCA – presidente do Conselho de Administração), Chu Xiaoxin, em Abril.
“Em todo o mundo, o novo coronavírus obrigou as pes- soas a repensar o seu estilo de vida. Isto vai realçar ainda mais a importância da conectividade” e dos serviços de te- lecomunicações, acredita o gestor de nacionalidade chi- nesa em conversa com o Jornal de Angola.
A entrevista com Chu Xiao- xin aconteceu por vídeocon- ferência, com a utilização de uma plataforma virtual que se projectou internacional- mente com a pandemia e com a necessidade de desenvolver novas formas de comunicação e de trabalho remoto.
Empresas que sempre foram extremamente zelosas com a presença dos trabalhadores em ambiente de escritório mudaram de opinião e de método de trabalho em poucos dias. A necessidade é quase sempre mais forte e mais ágil do que as convicções.
Chu Xiaoxin, nascido em 1986, formado na Universidade de Nanjing em Ciências da Computação, apresentou-se de forma profissional e a con- versa seguiu pelos caminhos previamente anunciados.
O gestor revelou que ainda não conhece bem o país, mas manifestou-se “surpreendido pela positiva” com as infra-estruturas que encon- trou na capital.
Mesmo assim, lembra que Angola ainda está distante da penetração dos serviços móveis que se verifica nou- tros países africanos, como a Nigéria, Quénia, Ghana e África do Sul.
“O mercado das Tecnolo- gias da Informação e Comu- nicação (TIC) em Angola ainda é mais lento do que nos países vizinhos”, frisa Xiaoxin.
Segundo os dados do Ins- tituto Angolano das Comu- nicações (INACOM), regulador do sector das TIC, a taxa de penetração móvel estava nos 49 por cento da população até ao fim de 2019.
Na Nigéria, Quénia, Ghana e África do Sul, a penetração móvel ultrapassa os 80 por cento. Esta realidade não é alheia à dificuldade em investir no país, sobretudo nos sectores mais rentáveis, onde existem competidores nacionais já esta- belecidos e com fortes relações privilegiadas com decisores políticos e reguladores.
“Angola tem muito espaço para melhorar”, considera Chu Xiaoxin, que fala no estilo de quem alerta para uma oportunidade de negócio e desenvolvimento económico.
Para acompanhar a passada dos principais mercados afri- canos de telecomunicações, é necessário investir em infra- estruturas, melhorar o am- biente empresarial e a regu- lação do sector, ainda muito dependente do Governo.
“Desde os anos 2000 que Angola tem construído acti- vamente a infra-estrutura de telecomunicações”, considera o gestor, mas são necessários mais esforços, “para acelerar o desenvolvimento” das TIC.
“Vamos tomar o número de estações-base sem fios como um exemplo: em Angola, cada 11 mil utiliza- dores tem acesso a uma esta- ção-base. No Quénia, são 3.000 pessoas por estação- base. Na África do Sul, uma estação-base serve 1.500 pes- soas. Além disso, só 68 por cento da população angolana beneficia de rádio cobertura, o que significa que mais de um terço dos angolanos vive em áreas sem qualquer rede”, explica Chu Xiaoxin.
A concentração de utili- zadores em estações-base sem fios resulta em acessos mais lentos e menor conec- tividade: resulta em pior ser- viço, no fundo, e potencial- mente mais caro.
A entrada de novos ope- radores de telecomunicações nos próximos meses pode ter algum impacto nas infra- estruturas do sector – o quarto operador, Africell, pretende iniciar nos próximos meses, enquanto a Angola Telecom mantém em aberta a possi- bilidade de utilizar a terceira licença que lhe foi atribuída.
“Em primeiro lugar, os novos operadores vão cons- truir infra-estruturas, como estações-base sem fios e redes ópticas, que vão promover o desenvolvimento do mer- cado de comunicações mó- veis. Em segundo lugar, a chegada de novos operadores fornece aos usuários maior capacidade de escolha e ser- viços diversificados”, disse Chu Xiaoxin.
5G: Guerra comercial ou espionagem?
Nos planos da Huawei Angola mantém-se a inauguração (pre- vista para 2021), em Luanda, de um centro de inovação avaliado em 60 milhões de dólares.
O centro vai fazer parte das instalações da empresa em Angola, que ainda incluem um centro de formação e certificação profissional (depois de ter for- mado 68 pessoas em 2019, pre- vêem-se mais 300 angolanos certificados pela Huawei em 2020) e um centro de experiên- cias, onde são divulgadas as novas tecnologias, produtos e soluções disponíveis.
A actividade principal em Angola, no entanto, está focada nos serviços de conectividade, venda de telemóveis e na insta- lação e gestão de redes de tele- comunicações (de fibra óptica, por exemplo).
Internacionalmente, a com- panhia chinesa também é bas- tante relevante na distribuição de componentes (chips e outras peças similares). Os seus prin- cipais clientes são os opera- dores de telefonia móvel do país, o que significa que o trá- fego de chamadas e de Internet dependem, em larga medida, de infra-estruturas montadas pela Huawei.
Não é assim apenas em An- gola. A multinacional fornece 45 dos 50 maiores operadores de telefonia móvel do mundo, cenário que pode mudar radi- calmente com as sanções apli- cadas pelos EUA.
Também fornece o mesmo tipo de serviços ao sector empresarial e governamental, como na produção e distribuição de energia, transportes (gestão de aeroportos e ferrovias) e gover- nação electrónica.
Pressão dos EUA
Mas para lá dos negócios em Angola, a Huawei enfrenta uma pressão tão forte dos EUA e Reino Unido que depois deve alastrar-se aos países aliados, que pode comprometer grande parte da trajectória ven- cedora da empresa chinesa, sobretudo nos mercados mais desenvolvidos e ricos.
No limite, o cerco que está a ser montado pode impedir, por exemplo, o acesso dos aparelhos da marca Huawei a aplicações como facebook ou whatsapp, entre outras dificuldades.
Uma decisão deste género colocaria em risco todo o mo- delo de negócio da multina- cional chinesa, que apresen- tou uma facturação de cerca de 65 mil milhões de dólares apenas nos primeiros seis meses de 2020.
A Huawei é, neste momento, a marca de telemóveis mais vendida no mundo, à frente da Samsung (Coreia do Sul) e da Nokia (Finlândia). Só que o Governo de Donald Trump parece não querer saber dos futuros impactos internos e externos da exclusão da Huawei das redes de última geração, também conhecidas por 5G.
Esta tecnologia vai expandir e melhorar os serviços desti- nados aos carros autónomos, robôs, cirurgias remotas e outras aplicações modernas.
O potencial é incrível. Mas são tecnologias ainda mais invasivas, que necessitam de aceder a mais informação pes- soal ou privada, com relevantes impactos de segurança que devem ser considerados.
Com presença em África desde 1998, a Huawei defende que a utilização e o acesso a dados pessoais e informações privadas deve ser analisado por via da regulação e do cum- primento das leis.
“Todo o sector (operadores, governos,reguladores,utilizadores) tem responsabilidades nesta questão”, disse Chu Xiaoxin.
“Mas, neste momento, temos de continuar a servir os nossos clientes. É o foco da Huawei. Al- gumas coisas não dependem só de nós e da nossa vontade. Desde o ano passado que sentimos a pressão a aumentar, mas deve- mos estar focados apenas em criar valor para os nossos clientes”, acredita o líder da multinacional chinesa em Angola.
Outra questão que os detrac- tores das empresas tecnoló- gicas chinesas colocam em cima da mesa, relacionada com as dúvidas sobre a segurança dos dados e com a possível espio- nagem política e comercial, está relacionada com a sua gestão e propriedade.
Os EUA acusam abertamente a Huawei de ser controlada pelas altas estruturas militares e políticas da China. Oficial- mente, no entanto, é uma com- panhia privada inteiramente detida pelos seus empregados, por via das organizações sin- dicais (104 mil 572 trabalhadores possuem acções da empresa). O fundador, Ren Zhengfei, man- tém-se com 1,04 por cento do capital social.
Apesar de auto-denominar as suas regras de governação corporativa como “sólidas e eficazes” e de trabalhar com auditores independentes (a KPMG, no caso), para conduzir auditorias financeiras e divulgar relatórios anuais, a ligação aos sindicatos num regime de forte vigilância social, praticamente sem liberdade política, de asso- ciação e de expressão, sugere que a relação com o Governo chi- nês é realmente próxima.
“O ambiente externo e as modificações macroeconómicas terão, indubitavelmente, um impacto na nossa actividade”, reconhece Chi Xiaoxin.
Contudo, acredita que a situa- ção “é manejável” em Angola por várias razões, sobretudo, pela necessidade de transfor- mação tecnológica que o país enfrenta e pelo conhecimento que a empresa acumulou sobre o mercado nacional. A Huawei nega todas as acusações de espio- nagem e diz que se trata, na ver- dade, de uma guerra comercial.
Os EUA, se pensarmos em Edward Snowden, só para citar um exemplo, e nas suas reve- lações (denunciou a existência de programas massivos de vigi- lância online dos cidadãos em geral, dirigidos pelos serviços secretos), também se encontram numa posição delicada.
No fundo, são tácticas anti- gas. Afastar para manter o poder. Deslegitimar para menospre- zar. Os atingidos também pro- curam reverter a tendência, lutam, esbracejam, tentam con- tornar. O mundo segue, agar- rado ao inevitável telemóvel e, agora, ao pegajoso álcool- gel. Há vírus assim.
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