Vídeo um pressuposto do marketing digital para optimização do tempo do consumidor

Por: Bernardino Ngola


A vida nas pequenas e grandes cidades do mundo, está cada vez mais agitada em função das preocupações do quotidiano de pessoas que buscam incansavelmente, a satisfação das suas necessidades e desejos. 

Diante da mutação e preocupação no quotidiano das pessoas, como as empresas devem utilizar o marketing digital para motivar o consumidor a comprar os produtos de bens e serviços?

Quantos de nós somos preguiçosos em ler textos longos nas redes sociais?

Para responder as questões acima apresentadas, vamos recorrer em algumas teorias académicas e contextualizar alguns paradigmas da realidade angolana. 

Porém a evolução das novas tecnologias de comunicação e informação trouxeram uma outra perspectiva da comunicação e marketing das organizações no que concerne ao posicionamento da marca ou produto de bens e serviços para o mercado. 

Se por um lado, outrora as empresas necessitavam de avultados orçamentos financeiros para desenvolverem uma campanha de comunicação e marketing para publicitar um produto de bem e serviço para o nicho de mercado. Actualmente as empresas não precisavam de muitos recursos financeiros para posicionarem as suas marcas produtos de bens e serviços. 

Basta apenas explorar algumas das ferramentas disponibilizadas pelas novas tecnologias, nos telemóveis ou computadores, que facilitam a edição de conteúdos audiovisual que através da internet são disseminados. 

O tempo nunca foi tão precioso e escasso para a sociedade como nos dias de hoje, todavia é pertinente que as acções de comunicação e marketing sejam assertivas de modo a racionalizar o pouco tempo do público-alvo da organização, no que tange o posicionamento da marca, porém como alternativa, sugerimos a concepção de um spot audiovisual conciso, objectivo, claro na sua mensagem e que seja publicado nas diversas plataformas institucionais da organização. 

Esta acção vai gerar conectividade entre os consumidores e pode ser uma boa estratégia para o marketing viral, logo poupa o tempo do consumidor em visualizar um vídeo de alguns segundos em detrimento de um texto longo, instantâneo, impreciso que requer tempo e capacidade de interpretação dos signos e significados. 

Como paradigma da pertinência da eficácia da utilização de vídeos nas redes socias, como pressuposto do marketing digital, evocamos o youtube que capta um bilião de visitantes por mês. 

Pesquisas feita pela Cisco apontavam que em 2017, o vídeo seria responsável por 60% do tráfego na internet entre os consumidores.  

Philp Kotler, em Marketing Digital 4.0, 2017. Diz que “o dilema mais significativo é causado, talvez, pela internet móvel. Providenciou a conectividade entre pares e possibilitou que os consumidores se tornassem mais activos intelectualmente e bem mais informado que no passado”. 

Joaquim Caetano e Luís Rasquilha, Marketing e comunicação, 2010, “marketing é um processo continuo de desenvolvimento e troca de ideias, bens e consumo que visa satisfazer as necessidades dos clientes e das organizações”. 

A fundamentação teórica dos autores, ajuda-nos a compreender a importância que os telemóveis conectados exercem no dia-a-dia das pessoas, ninguém consegue ficar muito tempo sem olhar no telemóvel, sem partilhar informação o que pressupõe que este exercício tem como desígnio satisfazer necessidades em obter mais informação sobre determinado produto de bens e serviços, todavia esta partilha pode ser o vídeo promocional de um produto de bens e serviços. 

Em Angola algumas instituições privadas bancarias e do ramo das bebidas são os percussores na utilização de vídeos em acções de marketing digital, com intuito de gerar conectividade e poupar o tempo dos clientes. 

Perfil

Bernardino Gaspar N’gola –  É mestre em Ciências da Comunicação Marketing e Publicidade, Licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade Independente de Angola (UNIA), especialista em marketing e comunicação empresarial e especialista em disigner gráfico.



Os artigos de opinião publicados no Notícias de Angola são da inteira responsabilidade do seu autor. O NA não se responsabiliza por quaisquer danos morais ou intelectuais dos textos em causa, confiando no rigor, idoneidade e credibilidade dos seus autores.

  

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies