O país cabe aqui.

Galeria Tamar Golan abre 2ª edição de “LiterArte” com exposição colectiva

Por:Ivanine Silva

Seis artista angolanos vão abrir a segunda edição do “LiterArte”, no proximo dia 28 deste mês, pelas 18 horas, no espaço cultural da Galeria Tamar Golan, uma exposição colectiva que ficará patente até o dia 25 de Fevereiro.

Os artistas Luzia Dala Gaspar “Luzea”, Débora Sónia João de Deus “Kassova”, Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes, Davi Dombele, Josué Dombele, Araão Álvaro Iéca “Yéca”, mostrãrão os seus telentos com inceis e telas com objectivo de contar histórias ao público presente.

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, trata-se da segunda edição do “LiterArte”, a mesma pondendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

A exposição colectiva abre as exibições na Galeria Tamar Golan neste ano de 2022, sendo a primeira das 12 que serão inauguradas-colectivas e individuas- durante o ano, conforme a agenda da Galeria.

A amostra resulta do poema do escritor Viriato da Cruz, “Namoro”. Os artistas serviram-se do poema para produzirem a exposição.

Os Artistas

Araão Álvaro Iéca, de pseudónimo artístico Yéca, nasceu aos 20 de Julho de 1998, na província de Cabinda. É um artista plástico autodidata emergente e professor de desenho e pintura no Atelier Palomino Artes. Suas composições são resultado da simbiose da sua técnica e audácia, variando em diversos meios e técnicas.

Davi Dombele nasceu no Sambizanga, Luanda. Ganhou o gosto pelas artes desde muito cedo. Aos 7 anos já fazia histórias aos quadrinhos e desde então não parou por aí. Mas foi no ano de 2016 que decidiu levar a sério o seu dom e lançar-se profissionalmente no ramo das artes plásticas (pintura).

Josué Dombele nasceu em Julho de 1999, nas terras do Sambizanga, Luanda. É artista visual, plástico e pintor. Começou a pintar em 2017 por influência de alguns vídeos-aula no YouTube. Fez pedagogia artística no CEART, complexo das escolas de artes em 2019. Como pintor vem participando em várias exposições colectivas em Luanda, algumas com Davi Dombele outras com o renomado Guilherme Mampuya.

Luzia Dala Gaspar “Luzea”, nasceu em Julho de 2000, em Luanda. Desde pequena, sempre foi apaixonada pela arte, focada e determinada. Começou a rabiscar com os seus 6 anitos na iniciação, chamando a atenção dos colegas e professores. Lú, como é carinhosamente chamada, é apaixonada pela arte. Em 2010 pintou sobre uma tela uma obra com o título “Mulher Natureza”. Daí mais parou.

Débora Sónia João de Deus

De nome artístico Kassova (Kassoart), a integrante da exposição LiterArte é natural do Huambo, mas vive em Luanda desde 1999. Sempre teve uma vida tranquila, uma família talentosa, entre guitarristas, cantores, artistas plásticos e desenhistas, entre pai e irmãos. De entre os seus, Kassova é a que mais está a destacar-se nas artes plásticas.

Sureny Patrícia Ferreira Luís Fernandes

Começou a desenhar desde tenra idade. Aos 12 anos, já se destacava em alguns concursos e pequenas exposições. Em 2009 começou a frequentar a galeria e ateliê Celamar. Nasceu em Fevereiro de 1991 e é natural de Luanda.

A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos emergentes nas artes plásticas.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies