Universidade Católica lança centro de direitos humanos e cidadania

A Universidade Católica de Angola (UCAN), lançou está seamana em Luanda, o projecto do centro de direitos humanos e cidadania da Faculdade de Direito (CDHC) em parceria com os Serviços Penitenciários e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

De acordo com o comunicado que o Noticias de Angola teve acesso, trata-se do projecto ” Uma Palavra, Um Abraço Virtual-Parlatório Virtual “, que irá criar salas de vídeo conferência nos estabelecimentos penitenciários do país, para permitir contacto dos reclusos com familiares e advogados, que se encontra restrito em razão da pandemia da Covid-19, te, criou restrições desde o mês Março do corrente, altura em que foi decretada estado de emergência e a respectiva proibição de contacto dos reclusos com o exterior.

O projecto do Parlatório Virtual, o CDHC e seus pretendem garantir o direito fundamental e humano de contacto dos detidos com os seus familiares, por meio de vídeo conferências. Doravante, os familiares dos reclusos de todo país poderão solicitar visitas virtuais, onde poderão falar com o seu parente internado no estabelecimento penitenciário. As visitas virtuais minimizam os riscos de contágio da COVID 19 dentro do meio penitenciáro, assegurando igualmente o direito de comunicação dos reclusos. Não haverá custos directos para o Estado angolano .

O mesmo, referencia que o primeiro curso Integrado para Agentes Penitenciários para Parlatório Virtual . O Curso visa formar os agentes penitenciários para o uso das novas tecnologias no uso do Parlatório Virtual.

Para o Diretor do centro e Coordenador, Wilson de Almeida Adão, o projecto Parlatório Virtual insere-se no compromisso de defesa dos direitos humanos em Angola e na responsabilidade social da Universidade Católica e marca o início da revolução digital dentro do sistema penitenciário em Angola.

Na mesma senda, informou que este projecto tem utilidade após o Covid 19, uma vez que assegura um meio onde os reclusos podem ter visitas virtuais familiares, consultas jurídicas (e outras), facilitando o trabalho dos advogados.

Permite igualmente que reclusos estrangeiros ou aqueles que cumpram a pena em província diferente da sua morada, possam pela primeira vez ter contacto visual com os seus próximos. O Coordenador do projecto “Uma Palavra, Um Abraço Vurtual” prevê inaugurar até 24 de Novembro os primeiros parlatório virtual, começando com a Ala Feminina e Masculina da Prisão de Viana e depois se estendendo para os demais estabelecimento penitenciário de Luanda e do país. É propósito do CDHC e seus parceiros inaugurar nos próximos dois anos Parlatórios nos 44 estabelecimento penitenciário do país.

Participaram da cerimónia membros do Executivo, destacando-se a Secretária do Estado dos Direitos Humanos , Ana Celeste Januário, a Secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher , Elsa Barber, o Vice-Governador de Luanda , Dionísio da Fonseca (representantes de órgãos do Executivo que prestam apoio institucional) e outros altos funcionários do Ministério do Interior e seus Serviços Penitenciários. Participaram também na actividade o representante do PNUD no evento Zeferino Teka , entidade que financia o projecto, que manifestou o compromisso destas agência especializada das Nações Unidas em apoiar a promoção dos direitos humanos em Angola.

A primeira fase, até Dezembro, serão formados mais de 80 agentes penitenciários de todas as cadeias de Luanda, prevendo-se a sua extensão para todo o país, logo no início de 2020.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies