O país cabe aqui.

UNITA quer debate na AN sobre “serviços mínimos no país”

A UNITA, maior partido da oposição em Angola, solicitou um debate de urgência na Assembleia Nacional sobre “a falência dos serviços mínimos no país”, informou, esta segunda-feira, o deputado Adalberto Costa Júnior.

Ao falar à imprensa, no final da Conferência dos Presidentes dos Grupos Parlamentares do Parlamento, o presidente do grupo parlamentar da UNITA manifestou preocupação pelo facto de o assunto ainda não ter sido agendado na “casa das leis”.

“Quando os serviços mínimos não são garantidos e os deputados pedem a presença dos ministros no Parlamento e o adiamento é permanente e contínuo está-se a fazer um proteccionismo à falência dos serviços, não se está ajudar a fiscalização à governação”, observou.

A UNITA solicitou, também, a conclusão do debate do pacote autárquico e encontrar consensos, notando ser necessário que as autarquias sirvam os angolanos no seu todo e não interesses partidários.

Criticou, também, a proposta do OGE revisto para o exercício económico de 2019.

Por seu turno, o MPLA na voz do presidente do seu grupo parlamentar, Américo Cuononoca, lembrou que, desde 1992, altura da instauração do multipartidarismo no país, a oposição nunca votou favoravelmente um OGE, que considera um instrumento fundamental para exercício da governação.

Américo Cuononoca

“É um paradoxo e incoerente não aprovar o OGE e depois exigir que o Governo faça algo para o bem da população”, vincou Américo Cuononoca, para quem o debate proposto pela UNITA sobre os serviços mínimos no país é confuso, considerando um tema genérico.

Considerou, por outro lado, os relatórios de governação discutidos na Assembleia Nacional como sendo também uma forma de fiscalização.

Segundo Américo Cuononoca, a remessa regular da Conta Geral do Estado (CGE), os relatórios do Provedor de Justiça, da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERCA), que vão a debate este mês, é também o reflexo da fiscalização, que tem muitas nuances e meandros.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies