O país cabe aqui.

UNICEF apela o cumprimento dos direitos da criança

Por: Redacção

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), apela nesta seguda-feira, a promoção e o reconhecimento das competências familiares reforçam o papel da família na protecção e desenvolvimento das crianças particularmente nos primeiros anos de vida.

Em nota digulda à imprensa em saudação o dia internacional da crinça a ser assialado amanhã terça-feira, dia 1 de Junho, a semelhança de outras datas, em que se coloca a criança no centro da agenda, este dia deve servir para que a sociedade reflita sobre a situação da criança e os desafios para a plena realização dos seus direitos.

O Ivan Yerovi, representante da UNICEF em Agola, aproveita a ocasião para felicitar todos os meninos e meninas, e encorajar todos os actores que, directa ou indirectamente, tornam possível a realização de cada direito, com destaque para a família – o primeiro espaço de protecção da criança.

Lamenta-se que actualmente a família esteja bastante fragilizada e limitada na resposta às necessidades da criança, quer pela perda de valores, como pelo agudizar da situação social e económica. Para além disso, algumas vezes, é na família onde se verificam várias formas de violação dos direitos da criança como a violência sexual ou a negligência.

“As crianças só podem prosperar e se desenvolver quando se sentirem seguras e protegidas, quando a relação com os familiares e a comunidade a sua volta for estável, e quando as suas necessidades básicas são atendidas” diz Ivan Yerovi, Representante do UNICEF em Angola.

“Deste modo a família deve ter acesso aos serviços e recursos que precisa para que possa desempenhar adequadamente o seu papel na protecção e desenvolvimento de cada criança”, acrescenta Yerovi.

O reforço das competências familiares e o reforço da protecção social como indicado nos 11 Compromissos com a criança, em particular o Compromisso número 9, é um caminho para assegurar o empoderamento das famílias quanto ao seu papel na protecção das crianças especificamente nos primeiros anos de vida, quando o cérebro se desenvolve a uma velocidade surpreendente de mais de 1 milhão de novas conexões a cada segundo, importantes para o desenvolvimento do seu potencial futuro.

Neste aspecto o UNICEF reconhece com satisfação o esforço feito pelo executivo no sentido de fortalecer o sistema de protecção social com a implementação de programas de transferências monetárias que são acompanhados do reforço de outros serviços sociais, como é o caso, por exemplo, dos programas Kwenda e Valor Criança, actualmente em fase piloto, mas que, após uma avaliação e com um maior investimento, certamente, poderão ser expandidos para outras regiões e beneficiar mais famílias.

O reforço das acções de protecção social é um caminho comprovado para construir a resiliência das família e prevenir o impacto acentuado de crises como as que vivemos actualmente.

“A ocorrência da pandemia da COVID-19 e outras emergências têm sido um autêntico teste para as famílias e os Estados e têm criado inúmeros desafios na materialização dos direitos da criança”, diz Ivan Yerovi, Representante do UNICEF em Angola.

À medida que avançamos neste segundo ano da pandemia, pais e responsáveis de crianças continuam a lutar para manter as crianças a aprender e as suas famílias a funcionar, muitas vezes sob o agravamento da pobreza. Não podemos imaginar o futuro para cada criança sem pensar nas competências dos pais e mães.

As necessidades das crianças são múltiplas, e as acções de respostas também devem ser múltiplas e integradas, por isso o UNICEF tem apelado aos Estados para a continuidade dos serviços sociais básicos.

Deve-se assegurar o acesso aos serviços de saúde como a vacinação, a nutrição, prevenção da malária e prevenção de doenças diarreicas, assim como a criação de condições de acesso a higiene e saneamento, disponibilização de água potável sem esquecer o reforço do sistema de protecção contra as várias formas de violência e a educação.

“A responsabilidade de proteger a criança deve ser repartida e deve envolver a todos: a família, as próprias crianças, o Governo, a sociedade civil e o sector privado” considera Yerovi.

É necessário pois reforçar a rede de protecção e desenvolver urgentemente as acções que garantem o bem-estar das crianças, através da operacionalização do quadro legal e de políticas de que o país dispõe. Destacando-se por exemplo os 11 Compromissos que servem de orientação prática para a agenda de cada ministério, cada gestor público, cada administrador municipal ou comunal.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies