O país cabe aqui.

Turma da Blue reconhece excelência dos alunos no domínio da língua portuguesa

Notícias de Angola– O Cine Tivoli foi palco na última semana da grande final da 2ª edição do Turma da Blue, “Prova que Sabes”.

Oriany Quintas e Dário Vieira, alunos do Colégio Elizangela Filomena, sagraram-se campeões deste concurso de perguntas e respostas sobre Língua Portuguesa que põe à prova os conhecimentos dos concorrentes no domínio da escrita, da fala, da leitura e interpretação.

Segundo comunicado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, informa que a dupla vencedora foi premiada com bolsas de estudo no valor de 500 mil kwanzas por cada um dos alunos.

Para tal, os campeões do Turma da Blue levaram também para casa kits escolares que incluem um computador portátil, um tablet, além de material didáctico.

Conforme a nota, o gosto pela Língua Portuguesa saiu reforçado, garantiram os vencedores. Oriany Quintas, aluna da 9ª classe, indicou que participar no concurso foi “um grande desafio”. “Tive que lidar com o público, a ansiedade, o nervosismo e com os estudos em si. Mas foi muito gratificante”, afirmou a jovem.

Dário Vieira, outro integrante da dupla campeã,  disse que teve de “lidar com a timidez”, mas que aprendeu “bastante ao longo do concurso”. “Sou da 8ª classe e já fui aprendendo matérias da 9ª classe, o que foi um desafio. Apelo os outros alunos a participarem também, a estudarem e esforçarem-se ainda mais”, apelou.

Já a professora Alexandre Batibanga orgulhoso pelos seus estudantes,  revelou que seleccionar os melhores alunos “foi um trabalho árduo”. “Este prémio é fruto de um trabalho que vem já sendo feito há muito tempo. Felicito a Refriango por pensar em projectos que estimulem a educação e o ensino. O Turma da Blue é uma excelente plataforma para demonstramos a qualidade dos nossos estudantes e expô-los a novos desafios”, afirmou.

Nesta edição do Turma da Blue, participaram dez escolas de Luanda, três mais do que na edição do ano passado. A lista inclui instituições públicas e privadas: Colégio Ejuvaner, Colégio Elizangela Filomena, Colégio Honorifico, Colégio O Colina do Sol, Escola do 1º Ciclo do Ensino Secundário Nº 3024, Escola Nº 1304 Anangola, Escola do Ensino Geral Nº 1131, Liceu nº 3049, Escola Camilo Castelo Branco e Colégio Albert Einstein.

Para chegar à grande final, 160 alunos passaram por fases eliminatórias que permitiram apurar as dez duplas finalistas, uma por escola. Com as respostas na ponta da língua, estes concorrentes disputaram, palavra por palavra, a grande final do Turma da Blue que foi apresentada pelos influenciadores Chris Brayner e Josemara Mateus e contou com a animação de Chelsea Dinorath, Anderson Mário, Reflexos e do emblemático grupo de Tik Tok “Casa das Casas”.

Num ambiente de celebração, no final do concurso a Brand Manager Jr. da Blue, Nurea Silva, estava visivelmente contente. “Esta é uma grande festa do conhecimento. Para além dos 160 alunos que passaram pelas fases eliminatórias, esta 2ª edição do Turma da Blue impactou mais de 8 mil pessoas que participaram activamente nas dinâmicas sobre a Língua Portuguesa que lançámos nas redes sociais”.

Para a gestora do projecto Turma da Blue, “este é um grande exemplo de como marcas e empresas socialmente responsáveis, como a Blue e a Refriango, podem contribuir para desenvolver as competências e capacidades de um país. Neste caso, focámo-nos na Língua Portuguesa, por ser a ferramenta que nos permite expressar o nosso dia-a-dia, os nossos sonhos, e que é o ponto de partida para qualquer realização pessoal e profissional”.

No entender da  administradora de Marketing da Refriango, Tânia Jardim, também celebrou a iniciativa. “A Turma da Blue é um dos projectos mais inclusivos que temos na nossa missão de marca e empresa, uma vez que promove a oportunidade de aprendizagem contínua e o combate ao analfabetismo, de forma transversal e lúdica. A magia desde projecto está em como se consegue mobilizar não só os alunos em torno da competição, mas também os docentes e auxiliares de ensino.”

Segundo a mesma, “a Refriango assumiu o forte compromisso de apoiar o país a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030, nos quais a Educação tem um papel fundamental, como o demonstram os programas do governo no combate ao analfabetismo e fomento da literacia. O projecto Turma da Blue é um excelente exemplo de como podemos marcar a diferença através da alegria e de ensinar e promover a inclusão através da instrução.”

A Turma da Blue nasceu nas redes sociais, com dicas de como falar Português de forma correcta. Esta rubrica era liderada por Josemara Mateus, estudante de Gestão Comercial e Marketing, com 21 anos, que produzia o conteúdo de forma espontânea e que a Blue convidou para continuar a fazer as “Dicas de Português” para a página da marca.

O sucesso da primeira edição, no ano passado, repercutiu-se em números, tendo atingido cerca de 7 mil pessoas, entre alunos e cidadãos que interagiram com o projecto. O maior número de escolas deste ano e de alunos e pessoas impactadas evidencia o potencial de crescimento da iniciativa da Blue e da Refriango na promoção do domínio da Língua Portuguesa em Angola.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies