Tribunal Constitucional reverte condenação de José Filomeno dos Santos  

Notícias de Angola – O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucionalidade do Acórdão que condenou o antigo presidente do Fundo Soberano, José Filomeno dos Santos e o ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe.

Segundo o Acórdão do TC que o NA teve acesso, José Filomeno dos Santos e Valter Filipe juntamente com Jorge Gaudens Sebastião e  António Bule Manuel foram condenado em segunda instância, pela prática dos crimes de peculato, burla por defraudação e tráfico de influência todos na forma continuada, nas penas fixadas de cinco a oito anos de prisão maior.

Foram ainda condenados a pagar uma multa e indemnização ao Estado no valor de cinco milhões de Kwanzas a título de danos morais e oito milhões quinhentos e doze mil e quinhentos dólares norte americanos, a título de lucros cessantes e danos emergentes.

Para tal, o Acórdão do TC  destaca que declara inconstitucional a decisão do Processo n.º 135/20, também conhecido por “caso 500 milhões”, por violação dos princípios da legalidade, do contraditório, do julgamento justo e conforme e do direito à defesa.

Expõe que o mesmo é “irrecorrível” e põe  fim a um processo que se arrasta desde 2019, quando o caso começou a ser julgado. 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies