Sputnik abre candidaturas para o concurso de fotografia “Andrei Stenin” 2022

Redacção NA

A agência de notícias da Rússia, Sputnik, anunciou que estão abertas as inscrições para a oitava edição do Concurso Internacional de Fotojornalismo anual, que premeia fotorrepórteres do mundo inteiro, com idades entre os 18 e os 33 anos.

De acordo com um comunicado oficial chegado a mesa de trabalho do Notícias de Angola candidaturas para o concurso é feita através da plataforma oficial do realizador do evento, onde os fotojornalistas podem enviar os seus trabalhos em:

stenincontest.com
cn.stenincontest.com

Para este ano mantêm-se as categorias e modalidades de participação, que são quatro, sendo estas: Notícias Principais, Desporto, O Meu Planeta e Retrato. Cada participante pode enviar uma foto singular e uma série para cada categoria. As inscrições terminam dia 28 de fevereiro.

Serão premiados com quantias monetárias, os três primeiros classificados de cada categoria, sendo que o primeiro receberá cerca 1.700 (894 mil Kwanzas), o segundo, 1360 dólares (718 mil kwanzas), e o terceiro, 1000 dólares (528 mil kwanzas).

O vencedor do principal prémio dado pela organização receberá cerca de 9.500 dólares (5 milhões e 20 mil kwanzas). Apesar das restrições em virtude da pandemia da Covid-19, o concurso preservou uma das suas tradições mais importantes: as exposições de ambulantes dos laureados em diferentes países, o que dará aos foto-repórteres a oportunidade de mostrarem os seus trabalhos ao público russo e internacional, atrair a atenção aos problemas e dasafios contemporáneos mais relevantes.

A geografia das exposições abrange, desde a sua primeira edição em 2014, dezenas de cidades da Europa, Ásia, América Latina, África, Oriente Médio, desde 2018, os Estados Unidos da América passou a acolher as exposições do concurso, em Nova York, na sede Organização das Nações Unidas (ONU). A partir de 2019, o Conselho da Europa em Estrasburgo, na França, também acolhe as exposições.

A curadora do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin, e chefe do Serviço de Projetos Visuais do grupo midiático Rossiya Segodnya, Oksana Oleynik, destacou que início da edição de 2022 do concurso comi: “Há uma frase conhecida em latim: ‘Mudam os tempos, e as leis mudam-se com eles’. A pandemia alterou drasticamente a face do mundo, os fundamentos da nossa vida, as realidades de muitas profissões”.

O concurso recebeu nome de Andrei Stenin, foto-repórter especial do grupo midiático Rossiya Segodnya, morto em meados de 2014, quando cumpria uma tarefa profissional perto de Donetsk, na Ucrânia.

Organizado pela agência oficial de notícias Sputnik sob a égide da Comissão da Federação da Rússia para os Assuntos da UNESCO, este visa apoiar jovens fotógrafos e atrair a atenção pública às tarefas desenvolvidas pelo fotojornalismo contemporâneo. É uma plataforma para fotógrafos jovens, talentosos, sensíveis e abertos ao novo, onde mostram-nos as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies