Sputnik abre candidaturas para o concurso de fotografia “Andrei Stenin” 2022

0

Redacção NA

A agência de notícias da Rússia, Sputnik, anunciou que estão abertas as inscrições para a oitava edição do Concurso Internacional de Fotojornalismo anual, que premeia fotorrepórteres do mundo inteiro, com idades entre os 18 e os 33 anos.

De acordo com um comunicado oficial chegado a mesa de trabalho do Notícias de Angola candidaturas para o concurso é feita através da plataforma oficial do realizador do evento, onde os fotojornalistas podem enviar os seus trabalhos em:

stenincontest.com
cn.stenincontest.com

Para este ano mantêm-se as categorias e modalidades de participação, que são quatro, sendo estas: Notícias Principais, Desporto, O Meu Planeta e Retrato. Cada participante pode enviar uma foto singular e uma série para cada categoria. As inscrições terminam dia 28 de fevereiro.

Serão premiados com quantias monetárias, os três primeiros classificados de cada categoria, sendo que o primeiro receberá cerca 1.700 (894 mil Kwanzas), o segundo, 1360 dólares (718 mil kwanzas), e o terceiro, 1000 dólares (528 mil kwanzas).

O vencedor do principal prémio dado pela organização receberá cerca de 9.500 dólares (5 milhões e 20 mil kwanzas). Apesar das restrições em virtude da pandemia da Covid-19, o concurso preservou uma das suas tradições mais importantes: as exposições de ambulantes dos laureados em diferentes países, o que dará aos foto-repórteres a oportunidade de mostrarem os seus trabalhos ao público russo e internacional, atrair a atenção aos problemas e dasafios contemporáneos mais relevantes.

A geografia das exposições abrange, desde a sua primeira edição em 2014, dezenas de cidades da Europa, Ásia, América Latina, África, Oriente Médio, desde 2018, os Estados Unidos da América passou a acolher as exposições do concurso, em Nova York, na sede Organização das Nações Unidas (ONU). A partir de 2019, o Conselho da Europa em Estrasburgo, na França, também acolhe as exposições.

A curadora do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin, e chefe do Serviço de Projetos Visuais do grupo midiático Rossiya Segodnya, Oksana Oleynik, destacou que início da edição de 2022 do concurso comi: “Há uma frase conhecida em latim: ‘Mudam os tempos, e as leis mudam-se com eles’. A pandemia alterou drasticamente a face do mundo, os fundamentos da nossa vida, as realidades de muitas profissões”.

O concurso recebeu nome de Andrei Stenin, foto-repórter especial do grupo midiático Rossiya Segodnya, morto em meados de 2014, quando cumpria uma tarefa profissional perto de Donetsk, na Ucrânia.

Organizado pela agência oficial de notícias Sputnik sob a égide da Comissão da Federação da Rússia para os Assuntos da UNESCO, este visa apoiar jovens fotógrafos e atrair a atenção pública às tarefas desenvolvidas pelo fotojornalismo contemporâneo. É uma plataforma para fotógrafos jovens, talentosos, sensíveis e abertos ao novo, onde mostram-nos as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.