O país cabe aqui.

Silvio Berlusconi renasce e faz reacender política italiana

Silvio Berlusconi, uma das figuras mais polêmicas e  ao mesmo tempo  mais populares da Itália, protagonista de inúmeros judiciários e políticos, retorna ao centro da política italiana, aos 81 anos, como o grande “ressuscitado”, para dar nova vida à direita italiana.

Matteo Renzi, líder do Partido Democrático e principal rival nessa campanha política, chegou  declarar que Silvio, “Tem mais vidas do que um gato”. O magnata, um “self-made man” que chegou a ser uma das maiores da Europa, ressurgiu com o cabelo tingido e o rosto repaginado, após várias cirurgias plásticas, liftings e retoques.

O antigo Cavaliere, cuja morte política foi várias vezes decretada, deixou para trás os escândalos sexuais e na Justiça protagonizados desde que foi primeiro-ministro em 1994 e, agora, apresenta-se como o salvador da pátria, bom e sábio, o homem da estabilidade, um árbitro com experiência para guiar o país “da sombra”.

Com sua ressurreição, Berlusconi aspira a manobrar tanto a economia quanto a política, salvar seu império financeiro em crise e impedir a vitória da sigla antissistema Movimento Cinco Estrelas, “uma seita”, como ele chamou entre os grandes favoritos, explicou à imprensa o também cientista político Massimo Cacciari.

Apesar da idade e dos problemas de saúde após uma delicada operação ao coração, Berlusconi quer ser o pai fundador de uma federação de centro direita, que una desde os defensores dos animais até seus aliados da Liga Norte, a legenda mais xenófoba da Itália e os Irmãos da Itália, neofascista.

O líder conservador, que esteve no poder de 2001 a 2011, com uma interrupção de dois anos entre 2006 e 2008, sabe chegar à alma do italiano médio, ao qual prometeu um salário de 1.000 euros por mês e a expulsão de 600 mil imigrantes em situação ilegal.

Com um estilo caracterizado por ataques a seus inimigos e um ardoroso anticomunismo, Berlusconi se viu obrigado a renunciar ao cargo de premiê em novembro de 2011, desacreditado por uma crise econômica que colocou a Itália à beira de um resgate internacional.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies