O país cabe aqui.

Secretário-geral da IECA aposta no reforço da parceria com as autoridades

O secretário-geral da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), reverendo André Congovi Eurico, reeleito sábado, tomou posse domingo, durante um culto solene, na cidade do Huambo, com mais de três mil fiéis, onde reafirmou a aposta no reforço da parceria com as autoridades.

Entre os presentes, destaca-se os membros do Colégio de Pastores, encabeçados pelo presidente da Mesa da Assembleia do Sínodo Geral da IECA, reverendo Bonifácio Chiwale Cassoma, que procedeu a leitura do termo de posse, seguido da entrega das chaves e da Tola a André Cangovi Eurico, de 63 anos.

Na ocasião, o reverendo Bonifácio Chiwale Cassoma disse que a reeleição do actual líder da igreja, para mais um mandato de cinco anos, surge em consequência de um processo de eleição, no qual participam membros do Colégio de Pastores, por ser um servo apto para conduzir “as ovelhas” de Cabinda ao Cunene, de acordo com os seus dons espirituais e humanos.

Em breves declarações, o secretário-geral da IECA agradeceu a confiança em si depositada pela Igreja, de forma geral, assegurando que vai continuar a conduzir “as ovelhas” a bom pasto, além de reforçar a parceria com as autoridades, principalmente no campo da educação, saúde, acção social e outras acções que concorrem para o bem-estar da população.

“Neste momento de júbilo, suplicamos a Deus que abençoe as famílias da região Sul de Angola, afectadas pela seca, assim como outros cidadãos que se encontram em hospitais, cadeias e com necessidades de sobrevivência. Na verdade somos todos irmãos e precisamos trabalhar, de forma conjunta, na edificação da igreja e de uma sociedade equilibrada”, enfatizou.

Após o momento solene, o secretário-geral da IECA reeleito foi saudado pelo Colégio de Pastores, fiéis devotos, pelo vice-governador para área Técnica e Infra-estrutura, Leonardo Sapalo, deputados à Assembleia Nacional, representantes do Arcebispo do Huambo e pelo secretário-geral da Igreja Reformada em Angola.

Trata-se do sétimo secretário-geral da IECA, depois da liderança da igreja, fundada a 11 de Novembro de 1880, pelos missionários americanos Bagster, William Henry Sanders e Samuel Taylor Miller, ter sido entregue aos pastores angolanos, em 1956.

A liderança da Igreja em Angola começou com o reverendo Jessé Chiula Chipenda (1956-1967), Ricardo Uliengue Epalanga (1967-1977), Henrique Etaungo Daniel (1978-1983), Júlio Francisco Muehombo (1983-1997), José Belo Chipenda (1997-2004) e Augusto Chipesse (2004-2014).

Reconhecida pelo Governo Angolano a 24 de Janeiro de 1987, sob o Decreto Executivo nº 9/87 e, sob o Registo nº 1, de 24 de Outubro de 2005 do Ministério da Justiça e do Direitos Humanos, a IECA conta com mais de três milhões de fiéis, distribuídos em 12 missões e em duas mil e 620 congregações.

Nascido no município do Bailundo, província do Huambo, a 20 de Agosto de 1956, o reverendo André Cangovi Eurico ingressou no Seminário Manuel Unido, em 1978, tendo sido ordenado obreiro, em 1983.

Casado e pai de quarto filhos, André Cangovi Eurico é bacharel em Sociologia e Estudos Religiosos pela Universidade de Nairobi (Quénia); Diplomado em Administração e Finanças, Gestor de projectos de desenvolvimento comunitário, Jornalismo, Construção de paz, reconciliação e resolução de conflitos, é também poliglota.

Fonte: NA/ Angop

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies