O país cabe aqui.

Revisão constitucional aprovada pela Assembleia Nacional

Por: Ivanine Silva

Foi aprovada nesta quinta-feira (18), na generalidade, pela Assembleia Nacional, a primeira revisão pontual da constituição desde a sua entrada em vigor, em 2010, com 157 votos a favor, 48 abstenções e um contra.

A UNITA, foi o único partido que não tomou posição nesta votação, abstendo-se da votação, sendo que o MPLA, CASA-CE, FNLA e PRS votaram a favor. Estão em cima da mesa, a clarificação do modelo de relacionamento entre o Titular do Poder Executivo e o Parlamento, em relação à fiscalização política e ao direito de voto dos angolanos residentes no estrangeiro.

A revisão prevê ainda a eliminação do gradualismo na Constituição, a principal divergência entre o Executivo e os partidos da oposição sobre as primeiras eleições autárquicas, a afirmação do Banco Nacional de Angola (BNA) como entidade independente e o estabelecimento de um período fixo para a realização das eleições.

A proposta de revisão pontual da Constituição prevê alterar 28 artigos, editar seis artigos e fazer quatro revogações.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies