O país cabe aqui.

Rafael Marques vê mudanças na actuação do Executivo angolano

O jornalista angolano de investigação e defensor dos direitos humanos, Rafael Marques, considerou, nesta quarta-feira, haver uma “grande” mudança entre o actual e o anterior Executivo, embora reconheça que a situação económica do país requer cuidados.

Rafael Marques falava à imprensa no final de uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, durante a qual se analisaram questões sobre os direitos humanos, combate à corrupção e Operação Resgate.

Para o jornalista, é fundamental que as mudanças empreendidas pelo Presidente João Lourenço sejam bem-sucedidas, pois é necessário que as pessoas tenham o que comer e celebrem a democracia.

Quanto ao combate à corrupção, defendeu maior contributo da sociedade na moralização das instituições públicas e dos próprios cidadãos.

É um “cancro” que corrói a sociedade angolana e delapida os recursos que deveriam ser investidos na educação e na saúde, disse relativamente ao assunto.

Conhecido pelas denúncias sobre os potenciais casos de corrupção e violação dos direitos humanos, o jornalista sublinhou que todos devem participar na construção de uma nova sociedade, realçando que esta não é tarefa exclusiva do Chefe de Estado.

João Lourenço recebeu o jornalista depois de, na terça-feira, ter ocorrido um incidente protocolar, que impediu Rafael Marques de entrar numa audiência em que participaram várias entidades da sociedade civil, habitualmente, críticas ao Governo.

A propósito do “incidente”, o secretário para Comunicação do Presidente da República, Luís Fernando, referiu num post, no Facebook, que “uma falha lamentável, à entrada no Palácio, impediu Rafael Marques de participar da audiência colectiva.

Após o encontro de cerca de uma hora com o Presidente João Lourenço, o jornalista referiu que o “mal-entendido” ficou ultrapassado, tendo o Chefe de Estado lamentado o incidente.

O encontro ocorreu 25 dias depois de o Chefe de Estado ter condecorado com medalhas de mérito distintas personalidades que se bateram pela independência nacional, num gesto que visa consolidar o processo de reconciliação entre os angolanos.

Com mais essa audiência, João Lourenço deu seguimento à estratégia de estender o diálogo às organizações da sociedade civil que reclamam, há muito, o direito de serem ouvidas e de contribuírem com os seus pontos de vista ou opiniões.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies