O país cabe aqui.

Angola participa hoje na 175ª reunião da OPEP

 Angola participa hoje quinta-feira, em Viena, Áustria, na 175ª reunião da Conferência de Ministros da OPEP, numa altura em que o preço do crude nas bolsas de valores demonstra tendência de recuperação, depois de perdas consecutivas das últimas semanas.

No encontro, segundo a nota de imprensa do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, publicada pela Agência Angop, Angola vai fazer-se representar pelo ministro do sector, Diamantino Azevedo, responsáveis do ministério e da Sonangol.

Antes do encontro de ministros da OPEP, está agendada, para o dia 5, a 12ª reunião do Comité Conjunto de Monitoramento (JMMC), órgão de acompanhamento da Declaração de Cooperação entre os OPEP e 11 produtores Não OPEP, feita na Reunião Ministerial Conjunta realizada em Dezembro de 2016.

Na 175ª reunião de ministros da OPEP, que decorre a 06/12, os responsáveis vão discutir a estratégia da Organização para 2019 e decidir sobre o volume de produção global de petróleo, face ao declínio do preço nas últimas semanas, devendo emitir uma Declaração.

Com uma produção combinada de  32,7 milhões de barris/dia, dos quais 1,5 milhões de Angola, a OPEP é  responsável por cerca de 40% da produção de petróleo a nível mundial.

Os encontros terminam no dia sete, com a realização a 5ª reunião ministerial entre os OPEP e produtores Não OPEP, devendo ser emitida igualmente uma declaração.

Angola foi admitida como membro de pleno direito da OPEP em Janeiro de 2007, depois de este assunto ter sido abordado em 14 de Dezembro de 2006, durante a 143ª conferência extraordinária desta instituição, realizada em  Abuja, Nigéria.

Além de Angola, são membros da organização Argélia, Gabão, Guiné Equatorial, Líbia, Nigéria, Venezuela, Equador, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão, Iraque, Kuwait e Qatar.

Entretanto, o ministro de Energia do Qatar, Saad Al-Kaabi, anunciou na segunda-feira, em Doha, que o seu país se vai retirar da OPEP em Janeiro próximo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies