Próximo Presidente da Comissão africana será conhecido em 2025

Notícias de Angola – O próximo Presidente da Comissão da União Africana (CUA), vai ser conhecido em fevereiro de 2025, através de uma proposta da Região Oriental de África, Soube o Notícias de Angola.

Segundo o comunicado a que o NA teve acesso hoje, trata-se de uma decisão foi tomada pela 22ª Sessão Extraordinária do Conselho Executivo da União Africana (UA), ocorrida Sexta-feira,15, na capital etíope, (Adis Abeba).

Para isso, a 22ª Sessão Extraordináriaa deliberou igualmente que a Região Norte de África deverá indicar o candidato para o cargo de Vice-Presidente do órgão executivo da União Africana.

Conforme o mesmo, ambas as decisões assentam no princípio da rotatividade inter-regional e da proporcionalidade do género (apresentação de candidatos dos sexos feminino e masculino).

Realça que desde a transição da Organização da Unidade Africana (OUA) para UA, em 2002, foram realizadas cinco eleições para escolher os membros da Comissão. A primeira foi referente ao mandato de 2003 a 2008.

A actual Comissão, a quinta, eleita em 2021 deverá concluir o seu mandato em 2025, ano em que a República de Angola assumirá, pela primeira vez, a  Presidência do organismo.

Na referida sessão, Angola se fez representar por uma delegação chefiada pelo Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Lopes, em representação do Ministro das Relações Exteriores, Téte António, e contou com a presença do seu Embaixador na Etiópia, Miguel Bembe.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies