Projecto que retrata a Tradição Oral Angolana é Lançado Sexta-feira 

Notícias de Angola – Luanda acolhe nesta última Sexta-feira, o lançamento do projecto intitulado “Jisabu”, que retrata a tradição Oral Angolana”, com vista a promover o acesso ao património linguístico ancestral nacional.

Após o acto de lançamento está agendado um workshop de capacitação em ilustração para filmes animados.

Por: Amilton Victor

De acordo com a nota a que o NA teve acesso hoje, o projecto prevê, de Julho a Novembro deste ano, a criação de um material educativo para crianças e jovens na forma de áudios e filmes de animação, baseados em provérbios das várias línguas nacionais.

Conforme o documento, o trabalho referenciado será disponibilizado para consulta livre ao público de forma digital numa plataforma vocacionada a educação, arte e cultura denominada “Lugânzi – O Arquivo Vivo”.

A nota realça ainda que além da construção do arquivo composto de áudios e filmes animados, o “Jisabu” vai capacitar músicos através do processo de interpretação musical dos provérbios selecionados, a fim de transformá-los em melodias cativantes, inspiradas na tradição musical angolana, que funcionarão como jingles autênticos.

O projecto também vai capacitar ilustradores no processo de produção de conteúdo para filmes de animação. 

No entanto, cada ilustração e sua respectiva interpretação musical do provérbio correspondente se unirão em um filme animado, lê-se na nota.

Traduzido na língua Kimbundu, Jisabu significa “provérbios”, nasce do reconhecimento de que a maioria dos cidadãos urbanos actualmente fala apenas o português e não tem acesso ao seu património linguístico ancestral, e que os provérbios são uma forma antiga de aconselhamento e de transmitir conhecimento.

Na tradição Oral angolana, “Jisabu”, é uma produção da 9FILMS e financiado pelo Sound Connects Fund, uma iniciativa da Music In Africa Foundation (MIAF) e do Goethe-Institut.

O projecto é igualmente apoiado pelo Programa de Cultura ACP-UE, implementado pelo Secretariado do Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e financiado pela União Europeia (UE). O Fundo também é cofinanciado pelo Goethe-Institut e pela Siemens Stiftung.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies