Presidente aborda no Japão transformação económica em Angola

O Chefe de Estado, João Lourenço, apresenta, na quarta-feira, à Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), em Yokohama (Japão), os desafios do país durante uma intervenção no painel “Acelerar a transformação económica e melhorar o ambiente de negócios através da inovação e envolvimento do sector privado”.

O Presidente da República, que deixou, ontem, Luanda e desembarca amanhã na cidade de Tóquio para participar na sétima edição da TICAD, vai avistar-se, à margem do evento, com o Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe, na quinta-feira.

No último dia de trabalhos, sexta-feira, João Lourenço participa, com outros convidados, no “Chá da Tarde”, oferecido por Naruhito, Imperador do Japão, no Palácio Imperial, em Tóquio.

O embaixador do Japão em Angola, Hironori Sawada, em entrevista ao Jornal de Angola, disse que “a TICAD sem a presença de Angola teria menos impacto”.

O diplomata afirmou ser “muito importante” a participação do Presidente João Lourenço na cimeira, porque os principais temas, como a transformação económica, melhoria do ambiente de negócios e desenvolvimento do sector privado, a promoção de sociedades resilientes e sustentáveis, estão alinhados com os projectos de desenvolvimento em Angola”.

O Presidente angolano, segundo o diplomata, pode influenciar na formulação de políticas para os países africanos durante a conferência. O diplomata considerou a presença de Angola “é muito importante”. Uma das vantagens de participar na conferência, segundo Hironori Sawada, está na série de reuniões bilaterais que acontecem à margem do encontro.

“O Presidente João Lourenço vai ter oportunidade de interagir com o sector privado japonês, para mostrar o que Angola está a projectar para o desenvolvimento, e as perspectivas de governação, e apresentar sectores para os quais pretende atrair investimento japonês”, disse o diplomata.
Ontem, no aeroporto, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de despedida do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies