Plataformas logísticas procuram desenvolvimento rural no país
Notícias de Angola – O Conselho de Concertação da Rede Nacional de Plataformas Logísticas (RNPL), órgão consultivo da Agência Reguladora de Certificação de Cargas e Logística de Angola (ARCCLA), realizou segunda-feira, em Luanda.
A sua Terceira Reunião Ordinária teve como objectivo, à conclusão do documento multissectorial sobre o desenvolvimento da logística rural no país.
Segundo o documento que o Notícias de Angola teve acesso hoje, na reunião, presidida pelo Presidente do Conselho de Concertação da RNPL, Catarino Fontes Pereira, os membros foram informados sobre o ponto de situação dos trabalhos referentes ao Sistema Integrado de Desenvolvimento da Logística Rural (SIDLRA).
Durante a discussão, foi sublinhada a necessidade dos representantes dos Departamentos Ministeriais que integram o Grupo Técnico responsável pela conclusão deste trabalho, envidarem esforços adicionais a fim de apresentarem as suas contribuições para produção de um documento que reflicta a visão multissectorial sobre a SIDLRA.
A Reunião do Conselho de Concertação da RNPL teve como agenda os seguintes itens: Leitura da acta da 5ª Reunião do Conselho de Concertação da RNPL (3ª Reunião Extraordinária), realizada no dia 6 de Abril de 2022; Ponto de situação dos trabalhos referentes ao Sistema Integrado de Desenvolvimento da Logística Rural de Angola (SILDRA); Resultados dos estudos (Plano Director e Estudo de Viabilidade) para a implementação da Plataforma Logística da Caála, na Província do Huambo; Resultados dos estudos (Plano Director e Estudo de Viabilidade) para a implementação da Plataforma Logística da Arimba, na Província da Huíla; Resultados dos estudos (Plano Director e Estudo de Viabilidade) para a implementação da Plataforma Logística do Lombe, na Província de Malanje; e ponto de situação dos Concursos para a Concessão das Plataformas Logísticas do Luvo, Soyo e Luau.
Nesta sessão, foram também apresentados os resultados obtidos nos estudos realizados para a implantação da Plataforma Logística da Caála, da Plataforma Logística do Lombe e da Plataforma Logística da Arimba.
Dadas as respectivas localizações, estas infra-estruturas foram caracterizadas como Plataformas Logísticas de interligação, e pretende-se que sirvam de pontos estratégicos para o desenvolvimento e conectividade no País.
Os membros do Conselho de Concertação da RNPL também tomaram contacto com o layout previsto para as referidas Plataformas Logísticas e as projecções técnicas das actividades logísticas. Estas projecções foram feitas na perspectiva de atender a natureza das actividades económicas das regiões onde se pretende instalá-las, e visam potenciar a integração das actividades regionais, agricultura e indústria, servindo como facilitador de uma distribuição em rede.
Foram igualmente apresentadas as projecções técnicas dos investimentos a serem feitos nas Plataformas Logísticas.
Por outro lado, os membros do Conselho de Concertação foram informados sobre o ponto de situação dos Concursos para a Concessão das Plataformas Logísticas do Luvo, do Soyo e do Luau.
Os pontos foram objecto de discussões bastante construtivas, que resultaram em sugestões e recomendações importantes por parte dos membros, e que foram todas consideradas pelo Conselho.
Estiveram presentes na terceira e última sessão do ano do Conselho de Concertação da RNPL, os representantes dos Departamentos Ministeriais responsáveis pelas Finanças Públicas; pela Economia e Planeamento; pela Administração do Território; pela Agricultura e Florestas; pela Indústria e Comércio; pelos Recursos Minerais, Petróleo e Gás; e pelas Obras Públicas e Ordenamento do Território.
Também estiveram presentes os membros do Conselho de Administração da ARCCLA, os representantes do Ministério do Interior, do Ministério dos Transportes, da Sonangol, da SECIL, da Emirates Logistics, da SOGESTER, da SHARAF, da RNT, da PRODEL, da ECODIMA e o Presidente da Associação das Indústrias de Angola – AIA.
Comentários estão encerrados.