Jornalismo de encomenda à vista  

Notícias de Angola – Nos últimos dias temos visto constantes ataques nas redes sociais contra titulares do executivo e não só. Transformaram este palco num verdadeiro inferno, ou campo de batalha para veicular notícias falsas e denegrir a honra de outrem.

Por: Clementina Kuditemo

Circula nas redes sociais imagens de familiares de pacientes internados no Hospital Maria Pia e Pediátrico em Luanda-Angola.

As fotografias vêm acompanhadas por um texto a questionar a número um do sector da saúde em Angola, “Senhora, Ministra da Saúde, Cda Sílvia Lutukuta, que tem a dizer sobre esse sistema, será que a Senhora, quando viajava para o exterior do país, também tinha visto esses cenários tristes à volta dos hospitais??? Sr Presidente João Lourenço, aqui está o paraíso de Angola!!!”

No dia 09 de Dezembro de 2022, a Direcção-Geral do Hospital Josina Machel- Maria Pia, , produziu uma nota de repúdio contra a informação passada nas redes sociais.

“À luz do triste e repudiável cenário que se assiste em algumas páginas das redes sociais e sites, usando a imagem da titular da pasta da Saúde, Sílvia Lutucuta, a Direcção-Geral do Hospital Josina Machel-Maria Pia, vem por meio desta, esclarecer a verdade e condenar com veemência a conduta negativa dos autores desta prática, que resultou num verdadeiro acto para sujar a imagem de uma cidadã de bem”, informou.

Infelizmente nos últimos dias, temos visto na praça jornalística, matérias encomendas por alguém que quer prejudicar o trabalho de quem se dedica para melhoria do sector saúde no país. Nos últimos tempos a titular da pasta, tem sido a principal vítima desses ataques sistemáticos. Quando se aproxima a presumível mexida no xadrez governativo, quase sempre surge uma “bomba” contra a Senhora!

Analisem comigo o teor da primeira informação, ao perguntar a Senhora Ministra o que tem a dizer sobre o sistema?

Acredito que a titular não está satisfeita com a situação, porque os desafios que o sector enfrenta são enormes, na qual o apoio de todos é fundamental.

“Será que quando viajava para o exterior do país também tinha visto esses cenários tristes à volta dos hospitais?”

E finalmente o autor da publicação deixa um recado ao Presidente João Lourenço, mostrando “aqui está o paraíso de Angola”, que mensagem queria passar para o Chefe do Executivo?

Sem esquecer que há uma clara manipulação das fotografias apresentadas. O cenário actual dos hospitais referenciados não é este! Não quero dizer que não haja pessoas a pernoitar nas ruas adjacentes aos hospitais, é um facto, mas não na proporção que apresentam as imagens. É evidente que há um claro aproveitamento da situação para enganar a opinião pública nacional e internacional.

Não é justo culpar o sector da saúde pelas pessoas passarem as noites por volta dos hospitais. Para acabar com este triste cenário, entre outras soluções é recomendável que se crie uma comissão multissectorial (Ministério da Saúde, Ministério do Interior, Governo Provincial, Administrações Municipais e a Sociedade Civil), para resolução deste problema definitivamente.

Até porque o cidadão ao passar as noites ao relento corre vários riscos, nomeadamente, de ser assaltado, ou contrair outras doenças, além de não dar uma boa imagem a cidade!  

A esta altura não devemos procurar culpados, mas sim, arranjar soluções viáveis para selecionarmos os nossos problemas.
O país é de todos, cada um de nós, tem de se sentir parte integrante para construção de uma Angola melhor. Não é bom fazer das redes sociais um campo de batalha para sujar o bom nome de quem seja quem for na sociedade em que vivemos.

Publicam inverdades e nem sequer conseguem assinar os tais textos, porque razão se escondem?

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies