Pelo menos 174 mortes, “mas o número continua a subir” em confrontos no campeonato de futebol na Indonésia

Notícias de Angola – O principal campeonato de futebol na Indonésia, foi suspenso durante uma semana após os incidentes. Tragédia aconteceu após um derby entre o Arema FC e o Persebaya Surabaya. 

As autoridades locais dizem que a maior parte das vítimas morreu na debandada que ocorreu após adeptos de uma das equipas terem invadido o relvado no estádio Kanjuruhan, em Malang, depois do apito final de um jogo que se disputou sábado à noite. A polícia lançou gás lacrimogéneo, o que originou uma fuga em massa, disse Nico Afinta, chefe da polícia local, citado pela agência Reuters.  

“Tornou-se uma anarquia. Começaram a atacar agentes da autoridade, danificaram carros”, relatou Afinta, acrescentando que os esmagamentos de pessoas ocorreram quando os adeptos  fugiram para a saída. 

​Há ainda cerca de 180 feridos a receber ou a aguardar atendimento médico em hospitais próximos ao campo de futebol e Afinta admitiu que o número de mortos poderá aumentar. 

O principal campeonato da Indonésia foi suspenso durante uma semana, após os incidentes no jogo, que opunha o Arema FC e o Persebaya Surabaya e que terminou com a derrota da equipa da casa por 2-3, 

 Os dois clubes já lamentaram a tragédia, com o Arema FC a anunciar a abertura de um centro de crise para acompanhar as vítimas e familiares. 

A federação indonésia de futebol (PSSI) afirmou num comunicado que “lamenta as acções dos adeptos” e que o incidente “mancha o futebol indonésio”. 

No Arema FC alinham os jogadores portugueses Sérgio Silva, de 28 anos, e Abel Camará, de 32, que marcou os dois golos da sua equipa. 

O governo indonésio lamentou o incidente e prometeu também investigar as circunstâncias e o Presidente indonésio, Joko Widodo, disse que as autoridades devem avaliar minuciosamente a segurança dos jogos, acrescentando que esperava que fosse “a última tragédia futebolística na sua nação”. 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies