País mantém quatro clubes nas Afrotaças 

Notícias de Angola – Angola mantém quatro dos 12 países africanos com direito a quatro representantes, na próxima época, nas competições africanas de futebol.

De acordo com o órgão reitor da modalidade no continente apesar da fraca campanha dos seus representantes nos dois últimos anos, o país integra ainda o “Top 12” dos campeonatos que apuram duas equipas para a Liga dos Campeões e igual número para a Taça da Confederação.

A Confederação Africana de Futebol (CAF) usa como critério a frequência e o desempenho por clube na Liga dos Campeões e Taça da Confederação em cada cinco anos, período em que Angola se manteve em ambas as provas e teve uma participação notável.

Na altura, o 1.º de Agosto foi eliminado nas meias-finais da “Champions” pelo Espérance de Tunis (Tunísia), em 2018, enquanto o Petro de Luanda, pelo Wydad Casablanca (Marrocos), em 2022.

Na presente época futebolística, os petrolíferos foram eliminados pelo TP Mazembe da República Democrática do Congo nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, tendo elevado a posição de Angola no Ranking da CAF. 

Já os militares, não qualificaram-se, nem sequer ingressaram na Taça das Confederações, designadamente, “Taça Nelson Mandela”.

Segundo a última actualização do Ranking da CAF, o Campeonato Nacional “Girabola”, figura na lista dos 12 Campeonatos ou Ligas com direito a quatro representantes nas competições africanas a nível de clubes, na 8ª posição, com 51,5 pontos somados.

Constam da classificação o Egipto (1º/164 pontos), Marrocos (2º/143 pts), Argélia (3º/119 pts), África do Sul (4º/106 pts), Tunísia (5º/92 pts), Tanzânia (6º/71 pts), RD Congo (7º/54 pts), Angola (8º/51,5 pts), Sudão (9º/37 pts), Libia (10º/35 pts), Côte d ́Ivoire (11º/30,5pts) e Nigéria (12º/25 pts).

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies