País mantém quatro clubes nas Afrotaças
Notícias de Angola – Angola mantém quatro dos 12 países africanos com direito a quatro representantes, na próxima época, nas competições africanas de futebol.
De acordo com o órgão reitor da modalidade no continente apesar da fraca campanha dos seus representantes nos dois últimos anos, o país integra ainda o “Top 12” dos campeonatos que apuram duas equipas para a Liga dos Campeões e igual número para a Taça da Confederação.
A Confederação Africana de Futebol (CAF) usa como critério a frequência e o desempenho por clube na Liga dos Campeões e Taça da Confederação em cada cinco anos, período em que Angola se manteve em ambas as provas e teve uma participação notável.
Na altura, o 1.º de Agosto foi eliminado nas meias-finais da “Champions” pelo Espérance de Tunis (Tunísia), em 2018, enquanto o Petro de Luanda, pelo Wydad Casablanca (Marrocos), em 2022.
Na presente época futebolística, os petrolíferos foram eliminados pelo TP Mazembe da República Democrática do Congo nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, tendo elevado a posição de Angola no Ranking da CAF.
Já os militares, não qualificaram-se, nem sequer ingressaram na Taça das Confederações, designadamente, “Taça Nelson Mandela”.
Segundo a última actualização do Ranking da CAF, o Campeonato Nacional “Girabola”, figura na lista dos 12 Campeonatos ou Ligas com direito a quatro representantes nas competições africanas a nível de clubes, na 8ª posição, com 51,5 pontos somados.
Constam da classificação o Egipto (1º/164 pontos), Marrocos (2º/143 pts), Argélia (3º/119 pts), África do Sul (4º/106 pts), Tunísia (5º/92 pts), Tanzânia (6º/71 pts), RD Congo (7º/54 pts), Angola (8º/51,5 pts), Sudão (9º/37 pts), Libia (10º/35 pts), Côte d ́Ivoire (11º/30,5pts) e Nigéria (12º/25 pts).
Comentários estão encerrados.