O país cabe aqui.

País conta com primeira central informação de crédito

Por: Menehamo Bernardo

Notícias de Angola – Com objectivo de receber e disponibilizar dados de pessoas físicas e jurídicas a nível do país, visando diversificar as opções de crédito no mercado angolano, foi apresentado na última semana, a Bureau Central de Informação Privada de Crédito S.A.

A base de dados, vai possibilitar a partilhar informações sobre o histórico e perfil dos clientes com  a Central de Crédito, no sentido de permitir com que os bancos comerciais, seguradoras, empresas   de energia, água  e telecomunicações, possam avaliar melhor os riscos, para evitar o crédito malparado na economia nacional. 

Neste momento, segundo avançou a PCA Adriana Dias, neste momento os responsáveis da Central de Crédito estão a manter encontros e assinar contratos com fornecedores de bens e serviços a prazo, tendo ainda desenvolvido um trabalho em conjunto com o governo e o ministério da Economia para auxiliar.

O Bureau da Central Privada de Informação de Crédito S.A prevê iniciar a recepção das informações dos consumidores de diversos produtos ou clientes de empresas credoras até ao final deste ano. 

Segundo a directora de Relação com o Mercado, Julay Morais a central vai facilitar a interacção entre as empresas que oferecem um determinado produto por crédito e os clientes, sem que o consumidor precise de implorar a um agente bancário. 

Licenciada em Fevereiro de 2022, a Central Privada de Informação de Crédito S.A é a primeira instituição do género em Angola, que tem a supervisão da APD angolano. 

Além dessa instituição, as centrais de informação de crédito estão presentes em mais de 250 países do mundo, dos quais 40 em 20 países de África.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies