Mitrans e a Yango  discutem regulação e medidas no serviço por aplicativo 

Notícias de Angola – O Ministério dos Transportes (Mitrans) e a Yango avaliaram regulação do sector e medidas de segurança no serviço de transporte por aplicativo

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, da reunião entre o Mitrans, a Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) e a Yango, na última semana, o ministro Ricardo Viegas d’Abreu reconheceu o papel da empresa que dispõe de serviços de táxi , na criação de um quadro legal específico para os chamados transportes por aplicativo no processo em curso.

Desde o início das actividades no país em 2022, a Yango colocou-se à disposição das autoridades nacionais para apoiar na criação de legislação que regule este sector, tendo em conta a experiência adquirida nos 20 países onde opera em todo o mundo.

A criação deste regulamento específico permitirá abordar de forma concreta questões ainda pendentes, como a emissão e aquisição de licenças de operação, um ponto que a Yango está a rever directamente com a ANTT, conforme indicações do Ministério dos Transportes.

Conforme o documento, a delegação da Yango informou as autoridades sobre o plano de negócios e apresentou a detalhe todas as funcionalidades do aplicativo que garantem a segurança das corridas, tanto para passageiros como condutores. 

A empresa de serviços de táxi destacou o convénio com o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), órgão ao qual os passageiros têm acesso directo ao pressionar o botão de emergência disponível no aplicativo.

No entender do director da Yango em Angola, Ivan Mugimbo, o encontro com a Sua Excelência Senhor Ministro e as autoridades da ANTT foi bastante produtivo e inspirador. 

“Além de reiterarmos a nossa disponibilidade e interesse em participar na edificação de um marco regulatório do sector, comprometemo-nos também a reforçar cada vez mais as funcionalidades de segurança, como temos feito de forma permanente, aliás, desde o ano passado, quando iniciámos operações em Luanda”, refere o comunicado.

Entre outros pontos, abordaram questões relacionadas com a logística de operação dos condutores que trabalham com o aplicativo, com o objetivo de melhorar a mobilidade na capital.

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