O país cabe aqui.

Ministro das telecomunicações visita parque tecnológico da Huawei

Notícias de Angola – O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, visitou na última semana, o Parque Tecnológico da Huawei em Talatona. A infraestrutura contará com centros de treinamento, salas de tecnologia para formação de quadros angolanos e também de países vizinhos.

A visita enquadra-se na parceria estratégica entre o Governo e a Huawei.

O ministro tomou conhecimento de todo o processo de funcionamento do parque tecnológico e sobre o valor do investimento que a Huawei fez para o projecto. A infraestrutura tem prevista a sua conclusão em Outubro próximo e trará novas oportunidades de emprego e a consolidação de métodos investigativos locais.

A margem da visita, Manuel Homem disse que a parceria com a China continua seguindo o exemplo de grandes países que receberam grandes investimento e conhecimento no sector tecnológico chinês. Fomos convidados pela Huawei a acompanhar a evolução das obras deste parque tecnológico há um ano e meio e hoje foi mais uma visita de constactação, sendo que pelo que vimos dentro de dois meses estaremos em condições de inaugurar o centro tecnológico”.

Segundo Manuel Homem, a Huawei está a fazer um investimento de 65 milhões de dólares norte-americanos no parque tecnológico, “o que propícia a formação, sendo importante que os investimentos no país devem também se incidir na capacidade técnica dos quadros angolanos para dar resposta a necessidade de quadros no sector em Angola e para que se diminua a importação de mão-de-obra estrangeira”.

Por sua vez, o CEO da Huawei em Angola, Chuxiaonxin (Edric) Chu realçou que com o parque tecnológico a empresa poderá formar anualmente 5 mil estudantes por ano e que estão muito orgulhosos e satisfeitos de participarna capacitação dos quadros nacionais. “Assim como nos últimos cinco anos iremos continuar a investir em Angola”, garantiu o CEO da Huawei.

Angola é o terceiro país a ganhar assim um Parque Tecnológico da Huawei, depois da Africa do Sul e o Egipto, respectivamente. A formação de talentos na Huawei faz parte de um leque de projectos que a empresa chinesa tem vindo a desenvolver em Angola, e a construção do centro tecnológico vai criar competências nacionais, a inclusão digital e condições para a implementação de variadas tecnologias e a criação de um desenvolvimento sustentável para Angola.

O Centro Tecnológico terá a capacidade de formar mais de 1,500 talentos e engenheiros visto que a Huawei esta focada na inclusão digital e treinamento de jovens talentos angolanos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este parque contribuirá para a a transformação digital em África, tecnologia 5G e a implementação digital dos orgãos governamentais de ambos países, sendo que o para os países atingerem um crescimento sustentavel precisão da tecnologia para uma base solida de desenvolvimento.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies