O país cabe aqui.

Ministra considera a dança principal manifesto cultural de representatividade

Redação NA

A Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, apontou a dança, como uma das manifestações culturais de maior representatividade em Angola, nesta quarta-feira (29), data em que se celebra o “dia Internacional da Dança”.

De acordo com uma nota que o NA teve acesso, a dança, é considerada uma das principais formas de manifestação cultural no mundo e Angola não é excepção, cuja riqueza nesta arte, é caracterizada pela Rebita, o Kuduro, Vaiola, Tchianda, kazukuta, Semba, kizomba e tantas outras formas de expressão cultural dançantes, porem, é necessário “rentabilizar” essa riqueza, valorizando, protegendo e expandindo.

Este ano, data é celebrada à distância e em modo confinamento, pelo combate à pandemia de covid-19, mas é apela-se aos fazedores dessa arte que pratiquem a dança como uma forma de manter a sanidade física e mental.

Em Angola, a dança tem uma enorme representatividade nas nossas expressões culturais, modernas e passadas, e são um legado, cujo impacto que têm na nossa realidade actual, pode e serve de catalisador para mantermos a nossa sanidade física e mental em “bom estado de conservação”.

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, aproveitou a data para lembrar que, a paralisação do sector cultural, e em particular dos espectáculos ao vivo, é um efeito do isolamento social com consequências pesadas no tecido sócio-profissional das artes e para reflectir e arranjar maneiras de não se parar. Com a utilização das novas tecnologias, é possível criar e dar a conhecer o trabalho que já se fez e que se pretende fazer num futuro que não tardará.

Institucionalizado pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO em 1982, o Dia Mundial da Dança é celebrado na data de nascimento do bailarino e mestre de bailado Jean-Georges Noverre (1727 – 1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies